TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
PESQUISA

Pesquisa sobre nutrição infantil será aplicada em Maceió e Arapiraca em dezembro

Ao todo, 15 mil famílias serão visitadas pelos pesquisadores em 123 municípios brasileiros

Por Redação Publicado em
Alimenta

Na primeira semana de dezembro, pesquisadores do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vão percorrer os municípios Maceió e Arapiraca para coletar dados sobre alimentação e nutrição infantil.

A pesquisa, pretende visitar 250 domicílios em Alagoas e encomendada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil para compor um retrato da nutrição infantil no Brasil, que possa subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro.

Serão então coletadas informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos. Para isso, serão realizados exames de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida e o mapeamento sanguíneo de micronutrientes e vitaminas, além da coleta de informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família.

O pesquisador Gilberto Kac, que é coordenador nacional do Enani, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras.

"Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda", relata o pesquisador.

Visita domiciliares

A última fase do Enani visita 1.440 domicílios em Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte. O Enani percorre, desde março, 13.560 casas nos demais estados e distrito federal, nas seis primeiras fases da pesquisa.

Segurança

As visitas domiciliares do Enani são realizadas por pesquisadores de campo identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. No site da pesquisa (enani.nutricao.ufrj.br) também é possível conferir a fotografia dos entrevistadores de campo. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.

A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explica todos os procedimentos e entrega aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar dúvidas, incluindo a opção de ligar gratuitamente para o número 0800 808 0990.

A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.


Relacionadas