TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
zika

Pensão a crianças nascidas com microcefalia é garantida por Medida Provisória

Para obter a pensão, a pessoa que se enquadrar nos critérios deverá requerer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por Redação Publicado em
04092019 solenidade de assinatura da mp da pensao vitalicia das vitimas de microcefalia do zika virus 48679852332 o

O @MinCidadania atendeu ao anseio das famílias com crianças com microcefalia decorrente do vírus Zika. Medida Provisória assinada hoje, faz com que os necessitados financeiramente recebam uma pensão vitalícia, possibilitando o aumento de renda destes seios familiares. Entenda: pic.twitter.com/2az2T9b6vK

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 4, 2019

O governo federal editou nesta quarta-feira (4) Medida Provisória (MP) que assegura pensão especial por toda a vida para crianças vítimas de microcefalia decorrente do vírus Zika. O benefício será concedido apenas a quem nasceu entre 2015 e 2018 e cuja família receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio no valor de 1 salário-mínimo concedido a pessoas de baixa renda.

Para obter a pensão, a pessoa que se enquadrar nos critérios deverá requerer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento vai envolver uma avaliação da condição da criança por meio de perícia médica, que examinará a relação entre a microcefalia e o vírus Zika.

Uma reportagem especial do Portal T5 revelou o drama sofrido por mães de crianças com a malformação e as dificuldades enfrentadas para pesquisas na área na Paraíba. Veja: Falta de incentivo em pesquisas dificulta conhecimento de causas da microcefalia


Relacionadas