TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
esclarecimento

Paraíba não tem caso confirmado de covid-19 por falta de teste? Secretário esclarece

Para que um paciente seja testado ele deve se enquadrar em alguns critérios, segundo Daniel Beltrame

Por Redação Publicado em
Coronavirus ufpb covid 19 reproducao TV Tambau

Na Paraíba, além de 48 casos suspeitos de coronavírus, que ainda estão em investigação, existem 16 descartados. Ainda não há caso confirmado de covid-19 no estado, mas alguns usuários chegaram a alegar que apresentam sintomas, estão procurando os serviços de saúde e não conseguem fazer o exame para detectar o coronavírus. Essas pessoas acabam especulando que os exames não estão sendo feitos porque não há testes suficientes para todos. O Secretário Executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrame, explicou o motivo.

"Em hipótese nenhuma há falta de teste ou insuficiência dos exames, são obedecidos critérios estabelecidos por definições do Ministério da Saúde e dos estados. Se enquadra nos que estão aptos a realizar o teste, aqueles que nos últimos 14 dias tiveram contato eventual com alguém com sintomas: nariz congesto, tosse, febre, e que teve histórico de viagem aos locais de risco. Se encontrou alguém que veio de uma viagem internacional, teve contato com ela nesses últimos 14 dias e apresentou os mesmos sintomas. Se houve contato com pessoas que estão com resultados positivos do coronavírus e está sintomático. Se eu estou com sintomas similares, mas não tive nenhum desses históricos e nenhum desses eventos nos últimos 14 dias, eu não devo ser testado para coronavírus", disse.

O Secretário Executivo reforçou sobre os canais para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus disponibilizados pela prefeitura de João Pessoa e governo da Paraíba (83) 99146-9790 - (83) 99146-9250 - (83) 99147-0810 - (83) 3218-9214.

"Muito importante lembrar que a vigilância do município de João Pessoa e a vigilância do Estado estão com os canais de comunicação abertos para esclarecer dúvidas tanto dos profissionais saúde quanto com a população geral. Não basta querer fazer exame eu preciso seguir e esses critérios rigorosamente", acrescentou.

Daniel ressaltou que é importante que assintomáticos que estiveram nas áreas de risco, façam quarentena de 7 a 14 dias.

"A pessoa assintomática nós temos recomendado que façam opção de estar em quarentena, em casa, entre 7 e 14 dias, preferencialmente 14 dias, mas, mesmo nesse cenário, ainda assintomático, não há recomendação de testagem. Até porque no começo do processo infeccioso o exame não é capaz de detectar o coronavírus", finalizou.


Relacionadas