TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
doação

Paraíba contabiliza duas doações de órgãos na primeira semana do ano

O primeiro doador foi um jovem de 17 anos, vítima de um acidente de moto em Campina Grande. O segundo foi vítima de um trauma cranioencefálico (TCE), aos 21 anos de idade.

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraiba contabiliza duas doacoes de orgaos na primeira semana do ano

Paraíba realizou duas doações de órgãos nesta primeira semana de 2021. A primeira aconteceu no Hospital de Trauma de Campina Grande, no domingo (3), e a segunda na tarde desta quinta-feira (7), no Hospital de Trauma de João Pessoa. O primeiro doador foi um jovem de 17 anos, vítima de um acidente de moto em Campina Grande. O segundo foi vítima de um trauma cranioencefálico (TCE), aos 21 anos de idade.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforçou que as doações "refletem a continuidade das ações da Central de Transplante da Paraíba, engajamento que contribuiu para o Estado receber, no ano de 2020, o título de destaque em doação de órgãos e tecidos no Brasil".

Em 2020, a Paraíba realizou 73 transplantes, sendo 37 de córnea, 18 de rim, 14 de fígado, 3 de medula óssea e um de coração. “Os meses de março, abril e maio não entraram para a estatística em virtude da pandemia da Covid-19. Estamos retomando e, em breve, teremos um ritmo ainda maior de transplantes”, pontuou o secretário.

Em setembro, a Central de Transplante retomou as atividades para realização de transplantes de córneas, após autorização do Ministério da Saúde. O serviço estava paralisado em todo o país desde o início da pandemia do coronavírus.

“Fizemos as devidas adaptações para seguir as medidas de higiene e segurança contra o novo coronavírus. Nossa equipe está preparada para realizar busca ativa e continuar prestando um serviço de excelência, seguindo todos os protocolos exigidos durante esta pandemia”, informou a enfermeira e coordenadora de ações estratégicas da Central, Rafaela Carvalho.

Doações - Na primeira doação de 2021, foram captados o fígado e os dois rins. Três pacientes foram transplantados.

Na segunda, foram captados os rins, ofertados à Central Nacional de Transplantes, e as córneas, que seguem para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.

“É preciso que as pessoas, em vida, manifestem aos parentes o desejo de doar os seus órgãos na eventualidade da morte encefálica pelos médicos. Somente a família tem o poder de autorizar a doação e, quando a família diz sim, a vida continua”, pontuou Rafaela.

Lista de espera - Atualmente, 653 pacientes aguardam um transplante, sendo 459 esperando uma córnea, quatro por um coração, oito por fígado e 182 por rim.

Leia também:

Enterro de Genival Lacerda acontecerá em Campina Grande

Confira o ranking das músicas mais tocadas de Genival Lacerda

Personalidades fazem homenagem a Genival Lacerda nas redes sociais; confira


Relacionadas