TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saiba como agir

O que fazer em caso de desaparecimento? Veja orientações

Não é preciso esperar 24 horas para comunicar o desaparecimento de alguém; saiba como agir

Por Juliana Alves Publicado em
Faixa colete PC ascom
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Para quem ligar se um familiar desaparecer? Onde registrar o desaparecimento? Dúvidas como essas surgem no momento de angústia de busca por uma pessoa. E para ajudar o trabalho de investigação de um paradeiro, é importante saber como agir em casos como esses. Veja, no final da matéria, algumas orientações.

Antes de tudo, não é preciso esperar 24 horas para comunicar o desaparecimento de alguém. Um exemplo é o caso da adolescente de 12 anos que desapareceu a caminho da escola, nessa segunda-feira (22), em João Pessoa. Por horas, familiares realizaram buscas independentes mas, sem descobrir o paradeiro da menina, registraram o desaparecimento em uma delegacia.

A adolescente, que mora no bairro Mangabeira, foi encontrada na manhã desta terça (23), menos de 24 horas depois, por um vigilante da empresa em Marcos Moura, na cidade de Santa Rita. Veja aqui o momento do reencontro.

A incerteza

Em fevereiro deste ano, o Portal T5 divulgou que quase 90 famílias viviam a incerteza se um dia encontrarão o parente desaparecido. O dado, obtido com exclusividade, é do Ministério Público da Paraíba (MPPB) com base no Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (Plid).

Os desaparecimentos começaram a ser registrados pelo MPPB em 2017, quando o Plid foi implantado no estado, e somam cerca de 170 casos. A base de dados cruza informações de diversos órgãos, incluindo os nacionais, que ajudam na busca e localização das pessoas desaparecidas. Desde que o programa começou a funcionar, 84 casos foram solucionados.

Veja, abaixo, orientações sobre como agir em casos de desaparecimentos:

  • Assim que você notar o desaparecimento de alguém, ligue para o 190 da Polícia Militar. Descreva aos policiais as características da pessoa e o local onde foi visto pela última vez;
  • É importante que você tenha procurado a pessoa desaparecida no trabalho (se for o caso), em casa de amigos, hospitais;
  • Em seguida, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia ou pela internet (acesse aqui). É importante fornecer imagens das pessoas desaparecida;
  • Caso a pessoa apareça, é preciso informar em uma delegacia ou pela Delegacia On-Line, na opção “Encontro de Pessoa”.

Informações sobre os paradeiros podem ser fornecidas à Polícia Civil pelo disque-denúncia 197. O serviço garante o anonimato e está disponível 24 horas. Através dele o cidadão também pode comunicar crimes e outras formas de violência.

Leia também:


Relacionadas