TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Caso no BBB22

O que favorece o aparecimento de herpes? Casa do BBB tem brother com a doença

O assunto veio à tona quando foi informado que um participante do BBB22 está com herpes.

Por Renata Nunes Publicado em
O que favorece o aparecimento de herpes?
O que favorece o aparecimento de herpes? (Imagem: TV Globo)

Você saber o que é o herpes? Trata-se de uma infecção causada por um vírus do qual grande parcela da população tem, mesmo sem saber. O assunto veio à tona na madrugada desta quinta-feira (10), quando no Big Brother Brasil 22, Eliezer beijou Natálie e levou bronca de Maria não por ciúmes, mas pelo fato de o participante estar com herpes.

Eliezer chamou Maria para contar que eles se beijaram em um dos quartos da casa.

"Aqui nesse lugar tem muita coisa acumulada. Várias vezes foi dado uma deixa e não tem nada de errado ter acontecido. Fico mais preocupada pelo fato de você estar com herpes e ela não ter ligado pra isso do que qualquer outra coisa. São duas pessoas solteiras", afirmou a cantora, que estava ficando com o participante.

A dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni explica que aqueles quem já possui o vírus, podem transmiti-lo por contato direto.

No verão, por exemplo, é recomendado evitar a exposição prolongada aos raios UV, que pode ser uma das causas por trás das erupções na pele.

O estresse também prejudica o organismo como um todo, causando diversos problemas, e o herpes não está de fora da lista. "O estresse, em qualquer situação, reduz a imunidade do organismo", ressaltou.

Fatores que favorecem o aparecimento do herpes

Você sabia que negligenciar uma boa noite de sono é um dos fatores agravantes para o surgimento das erupções na pele?. Segundo Maria Fernanda, trabalhar demais e dormir pouco pode contribuir para a redução da imunidade.

Para quem tem o vírus HSV-1, a baixa imunidade pode fragilizar a pessoa e acarretar a manifestação da doença. Gavazzoni recomenda manter uma rotina regrada.

A arginina é um aminoácido que pode favorecer a reprodução do vírus da herpes. A médica indica entre os alimentos que devem ser evitados o chocolate, queijo, noz, avelã e amêndoas. "Alguns tipos de farinha também têm arginina na composição, então é importante verificar sempre na embalagem do produto". Com informações do Terra


Relacionadas