TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
aprendizado

Museu do Futebol oferece curso gratuito sobre racismo e esporte

Ciclo com três aulas abordará racismo estrutural como parte do mês da Consciência Negra e da exposição “Pelé 80 – o Rei do Futebol”

Por Redação Publicado em
Futebol

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza em novembro um curso gratuito sobre Racismo e Esporte.

As aulas acontecerão online através do YouTube do Museu do Futebol, com emissão de certificado para quem realizar a inscrição prévia e assistir os encontros ao vivo.

Os encontros serão sempre às terças-feiras, nos dias 3, 10 e 17 de novembro, das 10h às 12h, tendo como professores o historiador Amailton Magno Azevego, professor de Pós-Gradução em História da PUC-SP, a professora de pós-graduação em Letras da UNIFESP, Ligia Fonseca Ferreirae José Paulo Florenzano, professor de Antropologia Social na PUC-SP.

No dia 24 de novembro haverá uma aula-bônus com a participação de atletas negros debatendo como o racismo influenciou suas trajetórias.

O curso faz parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e também é parte da programação cultural associada à exposição Pelé 80 - O Rei do Futebol, em cartaz desde o dia 15 de outubro. A mostra tem o patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O curso visa apresentar, nas duas primeiras um panorama sobre o racismo no Brasil: como ele se constitui enquanto estrutura que fundou nossa sociedade, desde o período colonial, do ponto de vista jurídico, comportamental, cultural e simbólico. A última aula trará foco nos esportes: como manifestações de nossa sociedade a prática esportiva não está imune ao racismo, ainda que tenhamos nos acostumados a ver negros bem sucedidos nesse campo. Pelé, pelo simbolismo que representa mundialmente, é um dos casos bons para pensar o quanto o futebol no Brasil - que durante décadas acomodou o discurso da “democracia racial” - é um espelho da estrutura racista que impera no país.

PROGRAMAÇÃO

Aulas sempre das 10h às 12h através deste endereço eletrônico.

Dia 03/11 – Racismo: o mal estar civilizatório do nosso tempo

Com Amailton Magno Azevedo - Prof. Dr. do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). 

Seria o racismo o mal estar civilizatório do nosso tempo? Seria o racismo brasileiro semelhante ou diferente do norte americano? Quais seus antecedentes históricos? Haveria formas de superação do racismo? Pretende-se com essas questões abordar o racismo anti-negro no Brasil e seus desdobramentos no futebol.

Dia 10/11 – Aula com Ligia Fonseca Ferreira 

Profa. Dra. do curso de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Conselheira do IDBrasil, organização social de cultura gestora do Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa.

Dia 17/11 – Aula com José Paulo Florenzano

Prof. Dr. de Antropologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Dia 24/11 – Dialogando sobre(vivências) de atletas negros

Atletas negros e negras discutem como o racismo afetou suas trajetórias no esporte, e como esta prática prejudicou ao longo dos anos o acesso a instancias de poder, tolheu comportamentos e trouxe consequências aos que se posicionaram neste cenário.

INSCRIÇÕES

Gratuitas e obrigatórias para quem desejar receber certificado de participação. As inscrições para a Aula 1 já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link: https://is.gd/racismoaula1.

EXPOSIÇÃO

Com curadoria de Gringo Cardia, a exposição Pelé 80 – o Rei do Futebol faz uma homenagem aos 80 anos do maior jogador de todos os tempos, completados no último dia 23 de outubro. Com visual pop e muitos recursos interativos acionáveis pelo celular do visitante, a mostra tem como conceito apresenta Pelé pra as novas gerações.

COVID-19

O Museu do Futebol está totalmente adaptado para funcionar com segurança enquanto durar a pandemia de coronavírus. A capacidade do Museu foi reduzida e o acesso será feito exclusivamente mediante aquisição antecipada de ingresso com hora marcada, mesmo por quem tem direito a gratuidade. Será obrigatório o uso de máscara e há totens de álcool gel em vários pontos do percurso. Os equipamentos interativos foram adaptados para funcionar com comandos a partir do celular dos visitantes, evitando toque em botões e telas. Para saber mais, acesse: http://museudofutebol.org.br/covid-19/

SERVIÇO

Pelé 80 – O Rei do FutebolA partir de 15 de outubro de 2020 Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/10038/Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, s/n, São Paulo De quinta a domingo, das 12h às 19h Acesso exclusivamente mediante compra antecipada de ingresso com horário marcado, pelo Sympla – mais informações em www.museudofutebol.org.br. Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia

Leia também:

Defeito em tubulação provoca vazamento de água limpa em João Pessoa

Policiais buscam suspeitos de explodir posto de gasolina na PB

Linha de ônibus retoma atividades nesta terça (3) em João Pessoa

João Pessoa tem 172 vagas de trabalho a partir desta terça (3)


Relacionadas