TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Em caráter excepcional

Ministério da Saúde autoriza leitos de UTI adulto para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19 na PB

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

Por Gracielle Araujo Publicado em
Uti secom jp
(Foto: Divulgação / Secom-JP)

O Ministério da Saúde autorizou mais 2,7 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em 22 estados para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário. Duas portarias foram publicadas nesta sexta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial da União.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1404542&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1404542&o=node

Portaria nº 501/21 autoriza a instalação de 1.499 leitos de UTI adulto em mais de 70 municípios nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos. O governo federal arca com parte das despesas, mas agora o pagamento não é mais antecipado e sim mensal.

Já a Portaria nº 499/21 autoriza 1.280 leitos de UTI adulto para o reforço da estrutura hospitalar em mais de 50 municípios nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 61,4 milhões.

Leia também: 

+ Na PB: 25 pacientes são transferidos após falha no sistema de gás de hospital

 + Mulher é suspeita de matar companheira com 95 facadas e envenenar sogra e criança em JP

*Informações Agência Brasil 


Relacionadas