TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Volta às aulas

MEC proíbe "passaporte da vacina" em instituições federais

Exigência de vacinação contra a Covid-19 não deve ser regra, conforme governo federal.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.
Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. (Foto: UFPB/Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC) informou que instituições federais estão proibidas de exigirem a vacinação contra a Covid-19 para volta às aulas. Na Paraíba, as escolas estaduais devem incluir o comprovante de imunização na lista de documentos necessários para matrículas de estudantes.

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o reitor Valdiney Gouveia já havia informado ser contrário à exigência da comprovação para o retorno das aulas presenciais em 2022. A exigência do ‘passaporte’ foi um pedido feito pelos professores durante o debate sobre a volta das aulas presenciais, que acabou definido para acontecer em fevereiro do ano que vem.

Escolas públicas 

Na próxima segunda-feira (3) começa o período de matrículas nas escolas estaduais. Na primeira semana apenas os alunos veteranos farão a entrega da documentação. Para os alunos novatos, a matrícula começa no dia 17 de janeiro e uma novidade para os pais e responsáveis é a exigência do comprovante de vacinação.

De acordo com o secretário de educação do estado Cláudio Furtado, do dia 3 ao dia 7 de janeiro serão as matrículas para os alunos veteranos e o certificado de vacinação vai compor a lista de documentos necessários para atualização. Ele ressaltou que a ausência da carteira de vacinação não impede a matrícula, mas o aluno não poderá comparecer às aulas presenciais. Veja a matéria completa

Veja também:


Relacionadas