TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Curiosidade

Mangabeira: você sabe quem foi Josefa Taveira?

Principal avenida do bairro de Mangabeira ganhou o nome de uma mulher, mas quem a conhece?

Por Juliana Alves Publicado em
Avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira
Avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira (Foto: Juliana Alves/Portal T5)

A cidade de João Pessoa – assim como todas – é cercada de histórias e curiosidades de personalidades fortes, importantes para a construção da capital paraibana. Certamente você já ouviu falar sobre quem foram as pessoas que deram nome a algumas das principais avenidas de João Pessoa. Mas você sabe quem foi Josefa Taveira, a mulher que dá nome a principal avenida de Mangabeira?

A Avenida Josefa Taveira fica localizada no maior e mais populoso bairro de João Pessoa e é conhecida como a mais importante em termos comerciais da capital. O Portal T5 procurou registros em órgãos públicos e depoimentos de moradores do bairro, mas só uma resposta foi encontrada.

Segundo uma pesquisa feita em 2018 por estudantes de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não há informação precisa sobre quem foi Josefa Taveira. Mas informações obtidas na Companhia de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), onde há muito tempo funcionava a Colônia de Reabilitação Agrícola de Mangabeira, dizem um pouco sobre quem teria sido Josefa.

O que se sabe é que ela era uma líder na vila em que morava, nas proximidades da Colônia Agrícola. Acredita-se que na época em que o Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity, nome oficial do bairro conhecido hoje como Mangabeira, ela tinha aproximadamente 90 anos e não chegou a conhecer o bairro como ele é hoje.

Até os dias atuais, não se tem informações nem registros sobre o responsável pela homenagem à líder comunitária. Também é desconhecido indícios de onde o corpo de Josefa Taveira esteja enterrado – algumas suposições apontam que o cemitério onde ela havia sido enterrada foi aterrado para a construção do atual Conjunto Cidade Verde.

Não há informações sobre Josefa Taveira na Câmara Municipal, Patrimônio Cultural de João Pessoa ou na Associação de Moradores do bairro.


Relacionadas