TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
levantamento

Mais de 90% do público 30+ recebeu pelo menos a 1ª dose contra a Covid-19, na PB

O estado já recebeu mais de 4 milhões de doses de vacinas contra covid-19 até o dia 23 de agosto, das quais mais de 3,8 milhões já foram distribuídas aos 223 municípios paraibanos

Por Carlos Rocha Publicado em
Cabedelo vacina pessoas com 21 anos ou mais neste sábado (7)
Cabedelo vacina pessoas com 21 anos ou mais neste sábado (7) (Foto: Reprodução / SBT)

Paraíba tem uma população acima dos 30 anos estimada em 2.187.300 indivíduos e, segundo os dados do sistema de informação SI-PNI, desse total, 1.187.300 já receberam pelo menos uma dose da vacina, o que representa mais de 90% da população desta faixa etária. O estado já recebeu mais de 4 milhões de doses de vacinas contra covid-19 até o dia 23 de agosto, das quais mais de 3,8 milhões já foram distribuídas aos 223 municípios paraibanos.

No primeiro momento, a população priorizada era composta de idosos e pessoas com comorbidades, além dos profissionais da saúde, mas o único critério de vacinação atual é a ordem decrescente de idade. Como resultado da ampla vacinação, tem se observado uma redução consistente na ocupação de leitos, em uma tendência inversamente proporcional à porcentagem de adultos vacinados com 1ª Dose (D1).

A vacinação contra covid-19 foi iniciada em 19 de janeiro de 2021 e mais de 2,3 milhões de paraibanos já foram contemplados com D1, ou com imunizante de dose única. Isso perfaz um total de 58% da população do estado. O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, reforça a necessidade de máximo empenho de todos os paraibanos e paraibanas no sentido de seguirem cumprindo as medidas não farmacológicas de prevenção à covid-19, mesmo com o avanço da vacinação: “Detectamos o crescimento do Ritmo de transmissão (Rt) da doença e, apesar de termos muitos leitos hospitalares disponíveis, nenhum deles substitui em importância as medidas de proteção à vida”, alerta.  O secretário informa ainda que 113 municípios paraibanos estão com Rt > 1, o que pode comprometer o atendimento no sistema de saúde.

É importante destacar também que tem se observado a consolidação de uma redução das ocupações hospitalares dos leitos destinados para a covid-19. Em 01 de junho, com apenas 29% da população acima de 18 anos contemplada com a 1ª dose da vacina, a ocupação de leitos atingiu 85%. No dia 23 de agosto, com a porcentagem de adultos vacinados com D1 já em 78%, a mesma ocupação caiu para 18%, corroborando a efetividade dos imunizantes em prevenir os casos graves e óbitos por covid-19. “Neste contexto é fundamental destacar que é necessário que alcancemos pelo menos 75% da população paraibana contemplada com duas doses, ou que tenham recebido vacina de dose única. Apenas 21% dos paraibanos já completaram os esquemas vacinais e o estado aguarda o recebimento de 437.829 doses para abrir o esquema vacinal de indivíduos acima de 18 anos”, finalizou o secretário.

A covid-19 é uma doença 100% evitável, uma vez que o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a adequada higienização das mãos impedem o contágio pelo vírus de forma efetiva.


Relacionadas