TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Secretaria de Saúde

João Pessoa lança cartilha do Pré-Natal do homem; saiba mais

O material visa incrementar no fortalecimento do cuidado integral à saúde da população masculina

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa lança cartilha do Pré-Natal do homem; saiba mais
João Pessoa lança cartilha do Pré-Natal do homem; saiba mais (Foto: Divulgação/ PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta quinta-feira (7) uma cartilha que fala sobre o ‘Pré-Natal do Homem’. O material visa incrementar no fortalecimento do cuidado integral à saúde da população masculina em João Pessoa.

O Pré-Natal do homem é um programa específico, disponibilizado em todas as unidades de saúde da família de João Pessoa, voltado para os homens que pretendem ser pais. Assim como no pré-natal das gestantes, a população masculina dispõe também de um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde, além da realização de exames.

No Pré-Natal do homem, a equipe de saúde solicita os exames, que são feitos com base no perfil e histórico de saúde dos futuros papais, que seguem um cronograma especialmente elaborado com vistas à prevenção da saúde masculina.

“A cartilha é um material de cunho informativo, tendo como meta fortalecer o programa do pré-natal do homem. É mais uma estratégia de divulgação do trabalho que já é desenvolvido por nossa rede de saúde municipal em João Pessoa. A área técnica de Saúde do Homem percebe o eixo da paternidade ativa como potencial de cuidado ampliado e transforma a realidade, quebrando paradigmas como o machismo e avançando para uma saúde da família mais integral, com relações familiares saudáveis”, revelou Késsio Brito, coordenador da área técnica de Saúde do Homem de João Pessoa.

Passo a passo – O Pré-natal voltado ao público masculino começa com exames de sangue completos, para averiguar possíveis doenças crônicas, como diabetes ou doença falciforme, como também o controle do colesterol. O Fator Rh do futuro pai também é analisado e comparado com a mãe para checar se pode haver algum risco para o feto. Além de todos esses exames, o IMC, peso e a pressão arterial são verificados e ainda são realizados testes rápidos para detecção de hepatites virais, IST’s, HIV e sífilis, que podem ser transmitidas para a mãe e acarretar consequências graves para o feto.

As orientações em saúde no pré-natal masculino também abordam outros cuidados, como é o caso da indicação de uma alimentação adequada, prática de atividades físicas e aplicação de vacinas, caso necessário. Nesta fase, também é indicado ao homem o acompanhamento e a participação de todo o processo da gestação, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida de toda a família.


Relacionadas