TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Definição

João Azevêdo atribui atraso na vacinação a falta de doses ofertadas pelo ministério da Saúde

Situação deve ser regularizada de vez coma chegada de um novo lote.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
João Azevêdo, governador da Paraíba
João Azevêdo, governador da Paraíba (Imagem: Reprodução)

De acordo com o governador João Azevêdo, a oferta abaixo do esperado nas doses de vacinas contra a Covid-19 - por parte do Ministério da Saúde, foi o fator crucial para os problemas com a vacinação registrados nos últimos dias em cidades da Paraíba. Segundo o gestor, os municípios optaram pela aplicação das doses em estoque na expectativa da chagada de novos lotes. Contudo, com a insuficiência de imunizantes, o processo não ocorreu como esperado.

“Nós aplicamos a primeira dose com os imunizantes disponíveis para que até a regularização da entrega das vacinas por parte do governo federal aconteceria. Isso fez, obviamente com que todas as prefeituras recebessem as vacinas e aplicassem como primeira dose. Infelizmente a projeção que foi feita pelo Ministério no mês de março e também agora no mês de abril não estão se concretizando na quantidade prevista pelo ministério. Tínhamos a previsão de receber inicialmente 38 milhões de doses em março, recebemos pouco mais de 20 milhões”, afirmou.

De acordo com João “[No país inteiro] isso fez com que tivéssemos um atraso com relação à segunda dose. Como a vacina da Coronavac é uma vacina que acontece a segunda dose em torno de 28 dias surgiu esse problema. Você pode e tem a necessidade de ter mais vacinas”, completou.

Todavia, o chefe do poder executivo do estado disse que a situação deve ser regularizada de fato esta semana, quando há previsão para chegada de novas doses. “Como esta semana temos a previsão de chegar uma nova remessa entre quarta e quinta-feira essa condição deve ser regularizada”, destacou.


Relacionadas