TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Novos cronogramas

INSS estende prazo da prova de vida

Agora, quem deveria ter feito a prova de vida até dezembro de 2020, deve fazê-la até fevereiro de 2022.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Revisão de 170 mil benefícios do INSS começa em agosto
Revisão de 170 mil benefícios do INSS começa em agosto (Foto: Reprodução)

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a extensão dos prazos referentes a realização da prova de vida aos beneficiários que não realizaram o procedimento entre 2020 e 2021. Desta forma, aposentados, pensionistas e outras pessoas que recebem da pasta, poderão realizar o procedimento até junho de 2022. Vale ressaltar que a prova de vida é necessária para evitar fraudes no serviço.

A obrigatoriedade para comprovação foi suspensa no início da pandemia. O procedimento foi retomado em 1º de junho e voltou a ser suspenso entre os meses de outubro e dezembro.

Contudo, junho é o limite aos nascidos nos meses de novembro e dezembro. No prazo normal, quem nasceu em fevereiro, por exemplo, deveria realizar a prova de vida até o fim deste mês. Agora, quem não comprovou que estava vivo até dezembro de 2020, poderá fazer o procedimento até fevereiro de 2022.

Caso o beneficiário tenha o cadastro da biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), a comprovação poderá ser feita no aplicativo do Meu INSS, sem necessidade de ir ao banco.

Cronograma:


Relacionadas