TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mundo

Foguete Falcon 9 vai colidir com a Lua em março, dizem astrônomos

No Twitter, o astrofísico da Universidade Harvard, Jonathan McDowell, confirmou a data da colisão, mas minimizou o impacto:

Por Renata Nunes Publicado em
O astrofísico da Universidade Harvard, Jonathan McDowell, confirmou a data da colisão, mas minimizou o impacto
O astrofísico da Universidade Harvard, Jonathan McDowell, confirmou a data da colisão, mas minimizou o impacto (Reprodução/Twitter)

Astrônomos disseram que o foguete Falcon 9, da SpaceX, está em rota de colisão com a Lua. A espaçonave pertence à empresa de Elon Musk e foi lançada em 2015, da Flórida (EUA). Seu objetivo era a criação de um observatório meteorológico. Desde que completou a sua parte na missão, o Falcon 9 está vagando no espaço.

Em um texto para o site Ars Technica, o meteorologista Eric Berger explicou que o foguete não tinha combustível suficiente para retornar à atmosfera terrestre, nem para “escapar da gravidade do sistema Terra-Lua. Portanto, segue uma órbita um tanto caótica desde fevereiro de 2015”.

No começo deste mês, o astrônomo Bill Gray, que atuou no Project Pluto –software utilizado para rastrear asteroides, cometas e outros objetos próximos da Terra–, reuniu um grupo de astrônomos para observar a trajetória do foguete.

Em um post no blog do Project Pluto, Gray disse que o Falcon 9 provavelmente atingirá o lado mais distante da Lua no dia 4 de março. A velocidade estimada é de 2,58 km/s.

Por conta da gravidade e de outras forças exercidas sobre o objeto, o local exato da colisão é incerto. Segundo Gray, são necessárias mais observações para refinar o tempo e a localização precisos do impacto.

Também de acordo com o astrônomo, a probabilidade do choque ser visto da Terra é muito pequena.

No Twitter, o astrofísico da Universidade Harvard, Jonathan McDowell, confirmou a data da colisão, mas minimizou o impacto: “É interessante, mas não é grande coisa”.


Relacionadas