TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
veja possíveis causas

Em 10 dias, 610 pacientes com diarreia procuraram UPAs de João Pessoa

Índice de atendimento nas unidades de saúde subiu 40%, entre julho e agosto deste ano

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Maior risco de ocorrência de diarreias se dá em crianças e idosos
Maior risco de ocorrência de diarreias se dá em crianças e idosos (Foto:Sora Shimazaki/Pexels)

Nos primeiros dez dias de agosto, 610 pacientes foram atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa com quadro de diarreia aguda. O número é 40% maior ao registrado no mesmo período do mês de julho. Esse sintoma pode indicar diversas doenças como: intoxicação alimentar, síndrome do intestino irritável e até mesmo doença celíaca.

O distúrbio do aparelho digestivo, a diarreia, pode ser definido como a ocorrência de três ou mais evacuações de fezes com consistência líquida ou aquosa em um período de 24 horas, e pode ser resultado de vários fatores.

Segundo a gastroenterologista Marília Marques, médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), apesar de serem comuns, tais manifestações exigem atenção, pois contribuem para os elevados índices de morbimortalidade infantil. O maior risco de ocorrência de diarreias se dá em crianças menores de 6 meses de idade e desnutridas, assim como na população idosa, que apresenta grande vulnerabilidade.

Sintomas relacionados

Por isso, a médica enfatiza que é importante estar alerta aos extremos de idade (crianças e idosos) e outros sinais, que são: febre, diarreia prolongada (maior que sete dias), desidratação, presença de sangue ou muco nas fezes, número elevado de evacuações diárias (de seis a dez vezes ao dia). “Em todos os casos, é necessária uma avaliação médica para o correto diagnóstico, estabelecer a causa do distúrbio e proceder às orientações de tratamento pertinentes a cada caso”, orienta a gastroenterologista.

Marília Marques esclarece que diferentes fatores provocam diarreias, como: alterações na motilidade do intestino (contrações intestinais exageradas), presença de substâncias que não são completamente absorvidas e atraem água do organismo para dentro do intestino, presença de inflamação na mucosa intestinal, infecções ou desequilíbrio da microbiota intestinal. “Certos alimentos podem atuar em alguns desses aspectos e promover o surgimento de diarreia”, afirma.

Possíveis motivos

Uma importante causa de diarreia, inclusive, é a intolerância alimentar, especialmente a intolerância à lactose. “Nesses indivíduos, por falha na ação da enzima lactase, a lactose não é bem digerida e, como consequência, não é absorvida. Ela então exerce uma força osmótica que atrai água para dentro do intestino e ocasiona fezes mais líquidas. A alergia alimentar, principalmente alergia à proteína do leite de vaca, também pode se apresentar como diarreia, sendo particularmente importante na infância, quando costuma vir acompanhada de muco ou sangue bem como dificuldades no ganho de peso da criança”, explica a especialista do HULW.

Como tratar?

O cuidado com a alimentação precisa ser redobrado. “A orientação é de manter uma dieta equilibrada com boa hidratação, aumentando a ingestão de água, sucos e chás. Refrigerantes não são recomendados para o tratamento da desidratação, pois não possuem adequada osmolaridade e composição de eletrólitos, além de serem ricos em açúcares”, explica a gastroenterologista do HULW.

De uma forma geral, o recomendável diante de um quadro de diarreia, segundo a médica Marília Marques, “é buscar atendimento médico especializado, aumentar o consumo de líquidos e adotar medidas alimentares específicas, como uma dieta com baixo teor de resíduos, evitando alimentos gordurosos e condimentados, chocolates, cereais e derivados integrais, carnes ricas em tecido conjuntivo e leguminosas”.

Veja também: 


Relacionadas