TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pandemia covid-19

Distanciamento social pode ser necessário até 2022, aponta estudo

Conforme o estudo, ainda há muita coisa desconhecida, como o nível de imunidade adquirido por quem já foi infectado pelo vírus.

Por Redação Publicado em
POPULACAO NA RUA

Cientistas de Harvard divulgaram um estudo nesta terça-feira (14), afirmando que um único período de confinamento não deve por fim a pandemia do novo coronavírus. Segundo os especialistas, o distanciamento social pode ser necessário até 2022.

Uma simulação em computador foi feita pela equipe de Harvard, publicada pela revista Science, prevê que a doença irá se tornar sazonal, como outros coronavírus, que causam a gripe comum, com índices maiores de transmissão em meses mais frios.

Entretanto, conforme o estudo, ainda há muita coisa desconhecida, como o nível de imunidade adquirido por quem já foi infectado pelo vírus.

“Percebemos que um período único de medidas de distanciamento social pode ser insuficiente para manter a incidência do Sars-CoV-2 dentro do limite da capacidade de atendimento nos Estados Unidos. O que parece ser necessário, na ausência de outros tipos de tratamento, são períodos intermitentes de distanciamento social", disse a jornalistas o principal autor do estudo, Stephen Kissler.

A duração e intensidade dos confinamentos podem ser relaxadas à medida que tratamentos e vacinas se tornarem disponíveis. Contudo, sem a alternativa, períodos de distanciamento dariam aos hospitais tempo para aumentar a capacidade de atendimento.

“Ao permitir períodos de transmissão que alcancem uma prevalência mais alta, permite-se uma aquisição acelerada da imunidade coletiva”, informou um dos autores do estudo, Marc Lipsitch.

Leia também:

Flávia Pavanelli compartilha que testou positivo para a Covid-19 e desabafa; saiba mais

Battaglia conta como conseguiu parar Messi e elogia treinador


Relacionadas