TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Campanha

Dezembro Laranja: Mês de prevenção ao câncer de pele tem ações em João Pessoa

As atividades vão acontecer a partir do dia 1, e seguem durante todo o mês.

Por Redação Publicado em
SOL
Foto: Reprodução / TV Tambaú

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos provocados pelo câncer de pele, a campanha “Dezembro Laranja” chega em João Pessoa com diversas ações. As atividades vão acontecer a partir do dia 1, e seguem durante todo o mês no Hospital Universitário Lauro Wanderley, o HU da Universidade Federal da Paraíba e no Hospital São Vicente de Paula no horário de 8h às 12h. Os atendimentos vão ser focados no rastreamento do câncer de pele nos pacientes. Se encontrada alguma irregularidade, a pessoa deve ser encaminhada para o tratamento cirúrgico.

Leia mais: Câncer de pele matou mais de 50 pessoas só este ano na Paraíba

Anualmente surgem mais de 176 mil casos de câncer de pele no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A melhor forma de prevenção está associada aos cuidados com a pele. Óculos de sol, chapéu e maquiagem com proteção solar são alguns itens oferecidos no mercado. Para Sílvia Varoni, dona de casa, o uso desses produtos minimizam os efeitos do sol. “Esse é um hábito que eu sigo sempre”, disse.

Saiba também: Como se prevenir contra o câncer de próstata

De acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba, entre os anos de 2016 e 2017 os casos de câncer de pele chegaram a marca dos 2,1 mil no estado. A exposição em excesso ao sol é a principal causa. Segundo Flávia Estrela, dermatologista, se descoberto com antecedência, o câncer de pele tem 90% de chances para ser curado. “O tipo mais perigoso é o melanoma. Ele se caracteriza por ser aquele sinalzinho que surge do nada e muda de cores e formas”, alertou.


Relacionadas