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Conheça dicas para aproveitar da melhor forma a Black Friday

Uma das indicações importantes é comparar preços anteriores do mesmo produtos para saber se houve realmente desconto.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
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(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Na última sexta-feira de novembro acontece a Black Friday, um dos períodos mais esperados para o setor do comércio no Brasil. O Procon Estadual da Paraíba elaborou dicas importantes para o consumidor que vai às compras.

É importante fazer pesquisas de preços e esteja preparado para ter a melhor experiência possível de compra, sem surpresas desagradáveis.

A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos relevantes em produtos de todas as categorias, e acontece sempre na última semana de novembro.

A primeira informação importante para o consumidor é ter conhecimento da Lei Estadual, nº 10.859, de 14 de março de 2017, que fala da obrigatoriedade de informações sobre valores e quantidade de produtos que estarão em promoção nos dias conhecidos como “Black Friday” com antecedência mínima de dois dias do evento pelas empresas físicas e onlines.

Dessa forma, o Procon-PB também destaca outras dicas valiosas para esse período:

- Pesquise antes de efetuar a compra. Acesso o site do Procon-PB, veja as pesquisas anteriores e compare se realmente houve descontos.

-Observe se o produto está com a etiqueta Black Friday e se possui o preço anterior e atual.

-Nas compras feitas pela internet, verifique se o site possui o cadeado localizado no canto superior esquerdo e busque informações no consumidor.gov.br ou Sindec Nacional para saber se a plataforma de vendas é confiável.

-A melhor forma de pagamento online é através de cartão de crédito ou utilizando os serviços do PayPal, PagSeguro ou MercadoPago. Evite pagar com PIX ou boletos, pois, em caso de fraudes fica mais difícil o ressarcimento.

-Salve os e-mails, grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor, pois são comprovantes para o caso de trocas ou o não recebimento do produto.

-O consumidor tem até 7 dias para se arrepender de compras feitas pela Internet, catálogos ou por telefone, a contar da entrega, e receber o valor pago inclusive do frete, se houver.

Preste atenção na política de troca do estabelecimento e não esqueça de guardar a nota fiscal.

Caso identifique práticas inadequadas. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja, não havendo acordo, recorra ao Procon-PB através do WhatsApp (83)98618-8330, ou disque 151 gratuito.

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