TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Brasil

Confira dicas para economizar energia elétrica

Isso significa uma cobrança extra de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos por unidade.

Por Redação Publicado em
Energia eletrica 171127 174825

A bandeira tarifária deste mês de agosto será vermelha, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa uma cobrança extra de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos por unidade.

+ STF suspende transferência de Lula para presídio em São Paulo

A Aneel explicou que agosto é um mês típico de seca e a previsão é de chuvas abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios das hidrelétricas. De acordo com a agência, esse cenário vai exigir aumento da geração termelétrica, que produz energia mais cara.

+ Eike Batista é preso mais uma vez em operação da Lava Jato

O Portal T5 listou algumas dicas para você economizar energia na sua residência. Veja:

Dê preferência a lâmpadas econômicas

As lâmpadas fluorescentes podem representar uma grande economia de energia em relação ao uso lâmpadas incandescentes, gerando um consumo bem menor de eletricidade para seu funcionamento.

+ Receita abre nesta quinta-feira (8) consulta a lote de restituição do IR

Utilize a luz natural

A luz do dia pode ser melhor utilizada para que não seja necessário acender lâmpadas para iluminar ambientes durante o dia. Nesse sentido, a instalação de janelas, claraboias ou prateleiras de luz podem contribuir para a economia de energia.

+ Érick Jacquin revela que se arrependeu de contratar participante do MasterChef

Pinte ambientes em cores claras

A utilização da luz natural pode ser ainda melhor no caso de ambientes pintados em cores claras, pois isto fará com que a luz reflita no espaço e o ambiente seja mais facilmente iluminado. Além disso, ambientes com cores claras podem ser iluminados com lâmpadas mais econômicas, não demandando de um grande consumo de energia.

Não deixe luzes acesas desnecessariamente

Embora pareça uma dica óbvia, grande parte do consumo de energia em residências acontece pelo hábito de deixar luzes acesas em ambientes vazios. Desta forma, uma maneira simples de diminuir o consumo de energia é simplesmente apagando as luzes ao sair de cada cômodo.

Mantenha os aparelhos sempre em bom estado

Aparelhos elétricos e eletrodomésticos desgastados podem facilmente contribuir para um maior consumo de energia, pois necessitam de mais força para compensar quaisquer defeitos. Assim, itens como a borracha de vedação da geladeira ou filtros de ar-condicionado devem sempre ser verificados e limpos ou trocados quando necessário.

Não deixe aparelhos eletrônicos ligados

Entre os aparelhos que mais consomem energia, os eletrônicos aparecem entre os líderes sem sombra de dúvidas. Isso acontece especialmente pelo fato de eles ficarem ligados sem necessidade quando estão fora de uso. Mantê-los em stand-by, por exemplo, pode significar um aumento de até 12% no consumo de energia.

Cautela com o ar-condicionado

Em locais de temperatura muito elevadas o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia de uma casa. Mantenha os filtros limpos e desligue se o cômodo onde o ar-condicionado foi instalado estiver vazio.

Preste atenção na sua geladeira

Não tem como, a geladeira permanece ligada o dia todo. Preste atenção na borracha da porta. Se não fechar corretamente, desperdiça energia e ainda pode prejudicar o armazenamento dos alimentos. Evite abrir a geladeira diversas vezes, pegue tudo que irá precisar naquele momento de uma só vez. Se for fazer uma viagem longa é bom esvaziá-la e deixá-la desligada.

Utilize menos a sua máquina de lavar

As máquinas de lavar também gastam uma boa quantidade de energia. Principalmente se também tiverem a função de secar. Por isso acumule o máximo que puder de roupas sujas. Preste atenção na quantidade indicada pela máquina para utilizá-la em sua capacidade máxima. Limpe o filtro com frequência e não exagere no sabão para não ter que repetir o enxágue.

Com Aneel


Relacionadas