TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Após intensa discussão, marco do saneamento pode ser votado na Câmara

O ponto mais polêmico envolve a situação de contratos assinados entre os municípios e as companhias estaduais de água e esgoto.

Por Redação Publicado em
Fachada camara dos deputados

Após semanas de negociação, o novo Marco Regulatório do Saneamento deve ser discutido no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O texto-base do relator Geninho Zuliani foi aprovado no final do mês passado na Comissão Especial.

O ponto mais polêmico envolve a situação de contratos assinados entre os municípios e as companhias estaduais de água e esgoto.

De acordo com o deputado Geninho Zuliani, a discussão deve continuar até a hora da votação.

“Hoje nós temos uma parte da Câmara mais ligada a esquerda que não vota no nosso relatório, porque são movimentos e parlamentares ligados a sindicatos da área do saneamento que querem a perpetuação da dispensa de licitação no setor. Nós discordamos e vamos buscar outros entendimentos para conseguir maioria do plenário.”

O relatório foi aprovado na Comissão, mas o texto ainda gera controvérsias. De acordo com Roberval Tavares, presidente da Abes, é preciso algumas alterações para que a universalização do saneamento, de fato, ocorra no país.

“O importante é o texto ser melhorado até lá. Ainda tem arestas a serem aprimoradas. Com o texto atual essa união não acontece, infelizmente o Governo Federal colocou um texto que desagrega o público do privado. Com o texto proposta que está na Câmara nós não vamos universalizar, é utopia. O texto atual não privilegia municípios pobres e com pouca população. Isso não acontece na vida real.”

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental, Roberval Tavares, promover a entrada do capital privado no setor sem deixar clara a responsabilidade do estado na regulação do saneamento é um erro.

Caso sofra mudanças na Câmara, o projeto volta para o Senado Federal.

Veja também:

Homem morre após ser atropelado por dois carros em rodovia da Grande João Pessoa

Bebê que caiu do colo após mãe ser agredida segue hospitalizada; ninguém foi preso

*Com informações da repórter Marcella Lourenzettoda Jovem Pan


Relacionadas