TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
sessão remota

ALPB derruba veto e mantém redução de mensalidades em instituições com aulas remotas

O artigo vetado pelo governador retirava da redução as instituições que oferecem aulas remotas​

Por Redação Publicado em
Sessao alpb
Foto: Reprodução/ ALPB

Foi derrubado, nesta quarta-feira (3), pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o veto do governador João Azevêdo ao artigo 3º da lei que reduz provisoriamente as mensalidades de escolas particulares, cursos pré-vestibulares e faculdades. O artigo vetado pelo governador retirava da redução as instituições que oferecem aulas remotas.

João Azevedo justificou que os custos de um estabelecimento de ensino não se resume à energia, água e material de limpeza, que representa 30% das despesas. A folha de pagamento e seus encargos representa entre 60% e 70%. 

Estudante senegalês da UFPB mapeia evolução da Covid-19 no seu país de origem

O Projeto de Lei é de autoria dos deputados Adriano Galdino (presidente da ALPB), Estela Bezerra, Lindolfo Pires e Ricardo Barbosa. A proposta inicial defende que os  percentuais de renegociação possam variar entre 5% e 30%, de acordo com o número de alunos matriculados regularmente, e se as instituições de ensino ofereçam, ou não, aulas de forma remota.

Os descontos funcionam da seguinte forma: existem dois tipos de escolas, as escolas que estão recebendo os alunos e as escolas que não estão recebendo os alunos e, para cada tipo de escola, vai haver uma porcentagem de desconto na mensalidade dos pais.

Dinossauros de Sousa ganham máscaras para conscientizar população sobre a Covid-19, na PB

Por exemplo: nas escolas que estão sem aulas, 10% para aquelas escolas que tem um até 100 alunos, 15% de desconto na mensalidade para escola com 101 até 300 alunos e se tiver de 301 até 1.000 alunos o desconto vai ser de 20%. Acima de 1.000 alunos, a escola vai ter que dar 30% de desconto para os pais.

O vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Odésio Filho, já informou que o órgão deve recorrer pedindo a inconstitucionalidade dessa Lei.

A Comissão de Educação da ALPB vai se reunir novamente na próxima segunda-feira (8), para debater sobre a educação remota nas comunidades quilombolas, indígenas e rurais da Paraíba.

“É um debate que, deve contar com representantes da Secretaria Estadual de Educação, para saber como o Governo está tratando a educação durante a pandemia”, explicou a deputada Estela Bezerra, presidente da Comissão.

Leia também: Senadora esquece câmera ligada e aparece nua em videoconferência; saiba mais

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas