TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pesquisa IBGE

Alimentos ultraprocessados somam mais de 16% das calorias adquiridas pelas famílias na PB

Os biscoitos salgados e os doces se destacam na categoria, que inclui ainda produtos congelados e prontos para aquecimento, como pratos de massas, pizzas e hambúrgueres; refrescos e refrigerantes; iogurtes; salsichas e outros embutidos; pães de forma, para hambúrguer ou cachorro quente; margarina; bolos e tortas doces; sorvetes, balas, chocolate e guloseimas; e bebidas alcoólicas destiladas.

Por Redação Publicado em
Pizza doce

Os alimentos ultraprocessados representam 16,5% do total da aquisição calórica nos domicílios paraibanos, de acordo com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF)2017-2018, divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (3). Esse é o terceiro maior percentual do Nordeste, atrás apenas dos registrados no Rio Grande do Norte (19,9%) e em Pernambuco (17%), mas abaixo da média nacional, de 18,4%.

Os biscoitos salgados, que têm uma participação calórica de 3,4% no total, e os doces, 2,3%, se destacam na categoria, que inclui ainda produtos congelados e prontos para aquecimento, como pratos de massas, pizzas e hambúrgueres; refrescos e refrigerantes; iogurtes; salsichas e outros embutidos; pães de forma, para hambúrguer ou cachorro quente; margarina; bolos e tortas doces; sorvetes, balas, chocolate e guloseimas; e bebidas alcoólicas destiladas.

Esse módulo da pesquisa considera os alimentos e bebidas que, no período do levantamento, estavam disponíveis no domicílio e, por isso, não reflete integralmente o consumo desses produtos pelos moradores.

Além disso, a Paraíba é o terceiro estado brasileiro com a maior participação calórica de alimentos processados, no total da aquisição familiar, de 13%. O primeiro lugar do país é ocupado pelo Amazonas, com uma participação de 15,1%, seguido por Pernambuco, com 13,9%.

A classificação inclui produtos como conservas de legumes, cereais ou leguminosas; bebidas alcoólicas fermentadas; queijos; extrato ou concentrado de tomate com sal; carnes salgadas, secas e defumadas; peixe conservado em óleo ou água e sal; frutas em calda ou cristalizadas; pães feitos com farinha, levedura água e sal.

A maior participação, porém, é dos alimentos in natura e minimamente processados, que abarcam 50,8% do total, como, milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais; raízes e tubérculos, carnes bovina, de porco e aves; e ovos. O maior peso desse grupo está concentrado no arroz e feijão, que, juntos, correspondem a 17,7% das calorias do total dos alimentos adquiridos pelas famílias.

Aquisição de cereais e leguminosas per capita cai 41% em 9 anos, na PB

Na Paraíba, todos os grupos de alimentos apresentaram queda na aquisição anual domiciliar de alimentos per capita, em quilogramas, em relação à última Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada em 2008.

A categoria de cereais e leguminosas, que inclui os tradicionais feijão e arroz, teve redução de 41,1% e passou de uma aquisição per capita de 40,18 kg em 2008/09 para 23,68 kg em 2017/18. Mesmo no grupo de “bebidas e infusões”, que apresentou um aumento na aquisição no cenário nacional, a Paraíba registrou decréscimo de 6,2%.


Relacionadas