TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Eleições 2022

TSE emite zerésima para o 2º turno das Eleições 2022

Entidade atestou que não existe voto computado no sistema

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Zeresima 2 turno
(Foto: Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às vésperas do segundo turno das eleições, emitiu a zerésima das urnas eletrônicas. Com isso, o documento atestou que não existe voto computado no sistema antes do início da votação da população.

A cerimônia teve um atraso por conta de uma “dificuldade de comunicação entre os sistemas", de acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente. Apesar do contratempo, ele descartou qualquer tipo de relação entre o atraso deste sábado (29) com a apuração dos votos, após o fechamento das seções eleitorais.

Compareceram ao procedimento eleitoral os representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e dos partidos PCdoB, PV e Cidadania. Todas essas entidades fiscalizadoras foram convidadas a assinar a zerésima. 

O TSE realizou também uma cerimônia de constatação dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas. São os mesmos sistemas lacrados e assinados digitalmente pelas entidades fiscalizadoras em 2 de setembro.

Veja mais:


Relacionadas