TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Na Câmara

Sem mulheres, Paraíba reelege maioria dos deputados federais

Das 78 mulheres disponíveis, que equivaliam a 31% das opções, nenhuma conseguiu votação suficiente

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Somente 31,07% dos candidatos ao cargo de deputado federal eram de representação feminina.
Somente 31,07% dos candidatos ao cargo de deputado federal eram de representação feminina. (Foto: Agência Senado)

Os 12 nomes preferidos dos paraibanos para a Câmara Federal têm algo em comum, que diz muito: todos são homens. Nenhuma mulher foi eleita deputada federal, das 78 inscritas no pleito, para representar a Paraíba nos próximos quatro anos em Brasília. Além disso, sete deputados se reelegeram: Damião Feliciano (União Brasil), Hugo Motta (Republicanos), Wilson Santiago (Republicanos), Ruy Carneiro (PSC), Gervásio Maia (PSB), Wellington Roberto (PL) e Aguinaldo Ribeiro (Progressistas).

Para as Eleições 2022, o Brasil teve o maior registro de candidaturas femininas na história, com 33,3% nas esferas federal, estadual e distrital. São elas o maior eleitorado do país, com 53% do eleitorado, o que corresponde a 82 milhões de eleitoras. Mas apesar de todos esses números expressivos, a representatividade entre os eleitos não aconteceu.

Na Paraíba, 251 nomes estavam inscritos para disputar o cargo, entre homens e mulheres. Mas somente 31,07% eram de representação feminina. Vale lembrar que o estado tem direito a 12 das 513 cadeiras na Câmara dos Deputados.

Dos candidatos eleitos, sete conseguiram se reeleger. Outros cinco terão a oportunidade de ocupar a Câmara a partir de 1º de janeiro de 2023. Um deles, inclusive, vai ocupar o lugar de Edna Henrique (PSDB), única mulher eleita em 2018, com 69.935 votos.

No pleito deste ano, Estela Bezerra (PT) foi a representante feminina com mais votos. No entanto, os 44.788 eleitores não foram suficientes para que ela conseguisse estar entre os 12 eleitos, com pouco mais de 10 mil votos de diferença para o também petista Luiz Couto, que ficou em 12º, com 54.851 votos.

Confira a lista dos deputados federais eleitos na Paraíba:

Damião Feliciano (União Brasil) - reeleito

Hugo Motta (Republicanos) - reeleito

Murilo Galdino (Republicanos)

Wilson Santiago (Republicanos) - reeleito

Romero Rodrigues (PSC)

Ruy Carneiro (PSC) - reeleito

Gervásio Maia (PSB) - reeleito

Cabo Gilberto (PL)

Wellington Roberto (PL) - reeleito

Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) - reeleito

Mersinho Lucena (Progressistas)

Luiz Couto (PT)

Veja mais:


Relacionadas