TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SBT News DE FATO

Políticos da PB compartilham vídeo fake que mostra liderança de Bolsonaro

Publicação distorce informações da pesquisa Ipec divulgada pelo Jornal Nacional.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
20220919161345
(Foto: Reprodução/TV Globo)

FALSO | É falso vídeo postado pelo deputado estadual da Paraíba Wallber Virgolino (PL) e pelo presidente do PRTB-PB, André Lucena, que distorce as informações da pesquisa Ipec divulgada pelo Jornal Nacional. Através de edição, o vídeo inverte os números de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), colocando o atual presidente da República em primeiro lugar na pesquisa.


O QUE FOI INVESTIGADO?: Vídeo divulgado no Instagram com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo, mostra os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos narrando o resultado de uma pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipec. Na montagem divulgada, o candidato à presidência Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 44% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Lula tem 32%. A publicação foi apagada pelo presidente do PRTB-PB e pelo deputado estadual Wallber Virgolino (PL).

Onde foi publicado: O vídeo foi encontrado inicialmente no perfil do presidente estadual do PRTB na Paraíba, André Lucena, sendo poucos minutos depois apagado. O material também foi divulgado no Instagram do deputado estadual Wallber Virgolino, mas também foi apagado cerca de duas horas depois.

Alcance da publicação: No Instagram do parlamentar paraibano, o vídeo alcançou 17 mil visualizações e mais de 1.600 curtidas em apenas 1 hora.

O que diz o autor da publicação: Ao responder o SBT News De Fato, Wallber Virgonilo comentou, por telefone: "O momento agora é de apoiar Bolsonaro. Se fosse Lula, era verdadeira a pesquisa. Como é Bolsonaro, é mentirosa?". O parlamentar ainda ironizou a publicação falsa: "Denuncie ao TRE. É mais fácil". Logo após o contato, o parlamentar apagou a publicação. O SBT News De Fato não conseguiu contato com André Lucena.


CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), não registrou 44% das intenções de voto na primeira rodada da pesquisa Ipec, divulgada no Jornal Nacional no dia 15 de agosto. O candidato à reeleição aparece no levantamento em segundo lugar, com 32%. O ex-presidente Lula (PT), candidato à presidência, teve 44% das intenções de voto na referida pesquisa.

Exibição original da pesquisa Ipec para presidência da República | Reprodução/TV Globo

O vídeo do Jornal Nacional, com apresentação de William Bonner e Renata Vasconcellos, foi manipulado. O material também foi verificado pelo Projeto Comprova. O conteúdo da publicação também foi desmentido em notas encaminhadas ao SBT News De Fato pelo Ipec e pela TV Globo.

COMO VERIFICAMOS? 

Para checar a veracidade do conteúdo publicado no Instagram sobre a pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec de 12 a 14 de agosto, o SBT News De Fato buscou palavras-chave no Google a respeito do levantamento (Ipec, Jair Bolsonaro, Lula, 44%, 32%, pesquisa de 12 a 14 de agosto, Jornal Nacional). Assim, foi possível encontrar notícias sobre o resultado da pesquisa em diferentes veículos de imprensa, como a Folha de S. Paulo, o Poder360, o G1 e o Estadão.

SBT News De Fato buscou, ainda, o conteúdo veiculado pelo Jornal Nacional, cujo trecho foi publicado no perfil oficial do programa no Twitter, a fim de compará-lo com o TikTok. O SBT News De Fato também entrou em contato com as assessorias de imprensa do Ipec e da TV Globo. As duas empresas afirmaram que o conteúdo é falso.

Por último, foram checadas as pesquisas eleitorais reunidas pelos agregadores de pesquisas do SBT News e do Poder360, no qual não consta nenhum levantamento no período indicado com resultados semelhantes ao do post modificado. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também foi consultado.

Por que investigamos

SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.
Outras checagens sobre o tema: Além do Projeto Comprova, coalizão de 42 veículos de imprensa, focados no combate a desinformação, no qual o SBT SBT News fazem parte, o núcleo de checagens UOL Confere também realizou uma checagem sobre o vídeo e a publicação e ambos chegaram à mesma conclusão que o SBT News De Fato.


SBT News De Fato

SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação mídiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Daniel Lustosa e Dennison Vasconcelos são jornalistas na TV Tambaú
>> TV Tambaú, afiliada SBT na Paraíba, é integrante do SBT News De Fato

Relacionadas