TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Eleições 2022

O que faz um senador? Entenda os propósitos da função

Carlo eletivo com maior tempo de permanência, os senadores.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Senado Federal
Senado Federal (Foto: Reprodução / Jefferson Rudy / Agência Senado)

Com o pleito de 2022 se aproximando, dúvidas do tipo 'o que faz um senador?' passam a integrar a rotina dos eleitores brasileiros - que vão às urnas no dia 2 de outubro para eleger um novo presidente, governador, deputados estaduais e federais, além dos senadores. Sobre o último, especificamente, ficam algumas características únicas – como, por exemplo, o mandado de cargo eletivo com maior tempo: oito anos, além de serem três representantes por estado.

Mas, afinal, o que faz um senador?

Em resumo, senadores e senadoras integram o Congresso Nacional – que também é formado pelos deputados. O grupo, no entanto, representa a Câmara Alta. Além de legisladores e fiscalizadores, eles também poderão julgar e autorizar nomeações do presidente.

Senadores e senadoras têm um mandato de oito anos de duração, sendo que, a cada quatro anos, há eleição para novos representantes. Desta forma, ocorre uma renovação parcial dos representantes. Vale ressaltar que os senadores são eleitos por meio do critério majoritário. Neste quesito, o mais votado ou a mais votada vence o pleito. Neste ano, 1/3 do Senado poderá ser renovado, com uma nova vaga por unidade da federação.

No Plenário, local de trabalho, os representantes reúnem-se em debate às pautas sociais. Elas são votadas – e aí acontece a aprovação ou reprovação. Outra parte do trabalho ocorre por meio das comissões – que são grupos formados para avaliação de assuntos específicos. Projetos de lei relacionados à segurança, por exemplo, são aprovados com base nessas discussões.

Dentre o poder de julgamento por parte dos senadores estão os ministros do governo, do Supremo Tribunal Federal, o procurador-Geral da República, o Advogado-Geral da União, os comandantes das Forças Armadas, membros do Conselho Nacional de Justiça e membros do Conselho Nacional do Ministério Público.

Leia mais:


Relacionadas