TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
FISCALIZAÇÃO

Governo realiza ação conjunta para identificar esgotos clandestinos em João Pessoa

Fiscalização é realizada nesta sexta-feira (10) por órgãos da prefeitura e do estado

Por Redação Publicado em
Csm ESGOTO PRAIA DE MANAIRA 2f3beeb473
Fiscalização é realizada nesta sexta-feira (10) por órgãos da prefeitura e do estado (Foto: Rinaldo Pedrosa - RTC)

O Governo da Paraíba e a prefeitura de João Pessoa realizam, nesta sexta-feira (10), uma ação conjunta para fiscalizar e coibir esgotos clandestinos espalhados pela capital. Na última semana, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informou que, dos 20 trechos de mar analisados dentro do município de João Pessoa, em 19 recomenda-se evitar o banho.

Na ação conjunta, estarão presentes a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), pelo lado do governo do estado, e da prefeitura de João Pessoa, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria do Meio Ambiente (Semam).

Em recente entrevista ao Portal T5, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, disse que os esgotos que contaminam as praias do Litoral paraibano estão sendo lançados de forma clandestina, sem tratamento, em galerias pluviais (que captam água da chuva). E, por parte das autoridades, ainda falta o principal: identificar quem está lançando os esgotos.

Questionado pela reportagem, o superintendente da Sudema afirmou que uma análise superficial sugeriu que grande parte dos lançamentos de esgoto clandestino nas praias paraibanas é feito por prédios comerciais, como hoteis e restaurantes.

Protesto marcado

Em decorrência da situação, um protesto expontâneo está agendado. Denonimando como "Esgotei", o objetivo do movimento é de chamar atenção das autoridades e dos responsáveis pelos lançamentos irregulçares no mar e apresentar as consequências das ações. O ato está programado para acontecer no dia 11 de maio, no Busto de Tamandaré, às 7h.



Relacionadas