TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
datas marcadas

Convenções partidárias: o que são e para que servem?

Os partidos e federações têm até o dia 5 de agosto para definir os candidatos

Por Carlos Rocha Publicado em
Cinco pré-candidaturas ao Governo da PB definiram convenções; veja
Cinco pré-candidaturas ao Governo da PB definiram convenções; veja (Foto: RTC)

Começou nesta quarta-feira (20) o período das convenções partidárias para as eleições 2022. Os partidos e federações têm até o dia 5 de agosto para definir os candidatos. Essas convenções podem ser realizadas tanto na no formato presencial, como no virtual ou híbrido. À TV Tambáu, a coordenadora da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto, deu detalhes sobre o assunto.

"As convenções nada mais é do que a escolha dos candidatos. Os partidos políticos se reúnem para escolher aqueles candidatos, dentre os seus filiados, que irão disputar as eleições 2022. É a oportunidade que eles têm para, dentre eles, seus convencionais e filiados, escolherem os candidatos que representarão aquele partido, para firmar as coligações, se vão seguir isoladamente, por meio de coligação ou por meio de federação. Tudo isso é escolhido na convenção do partido político", disse em entrevista concedida à repórter Vanessa Braz.

Sobre o prazo, a coordenadora informou que os partidos políticos têm do dia 20 de julho até o dia 5 de agosto para realizar essa convenção.

"Uma vez realizada convenção já pode solicitar justiça eleitoral o requerimento de registro candidatura. No período de 15 dias que antecedem as convenções, o partido pode realizar propaganda intrapartidária, ou seja, aquela propaganda direcionada aos convencionados e filiados. Não é a propaganda direcionada ao público em geral. Essa só será permitida após o registro candidatura",alertou.

Das sete pré-candidaturas ao governo da Paraíba, cinco já definiram datas e locais para a realização das convenções partidárias.

  • O PSTU, formada por Antônio Nascimento, vai realizar no formato digital neste sábado, dia 23, às 15h;
  • No dia 28 de julho, Major Fábio, do PRTB, vai realizar a convenção partidária na Domus Hall, às 16h;
  • No dia 31 de julho, às 9h45 da manhã, na arena Medow, em Campina Grande, Pedro Cunha Lima, do PSDB, realiza convenção;
  • No dia 5 de agosto João Azevedo, do PSB, estará realizando a sua convenção partidária no Forrok;
  • No dia 5 de agosto Veneziano Vital, do MDB, estará realizando a sua convenção no Clube Cabo Branco às 13h.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) não tem data confirmada e informou que aguarda o registro da federação no sistema do TSE para convocar a convenção e na sequência registrar as candidaturas.

O Partido Liberal (PL) não informou a data da convenção, mas definiou o local do evento para a cidade de Campina Grande.



Relacionadas