TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em dois turnos

Com relatoria de paraibano, Senado aprova reforma tributária

Agora, texto-base da reforma tributária volta para a Câmara para uma nova votação

Por Juliana Alves Publicado em
Senado aprova reforma tributária no Brasil
Senado aprova reforma tributária no Brasil (Foto: Rodrigo Nunes/Divulgação)

Foi aprovado no Senado Federal, em dois turnos, nessa quarta-feira (8), o texto-base da reforma tributária sobre o consumo. O placar das votações foi o mesmo, com 53 votos a favor e 24 contrários em ambos. Agora, a proposta de emenda à Constituição (PEC) volta para a Câmara dos Deputados, já que senadores modificaram alguns pontos do texto. A expectativa é de que a tramitação seja concluída até o final do ano.

O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro, que atuou como relator da proposta na Câmara dos Deputados, comemorou a aprovação. "Estamos mudando para melhor a história do nosso país”, disse. "A Câmara analisará as mudanças, e em breve teremos a tão aguardada reforma promulgada e implementada em nosso país. Esta é uma vitória que pertence a todos", completou Aguinaldo.

O que muda?

A essência da PEC está na simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país. O texto prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS).

A proposta também prevê isenção de produtos da cesta básica e a alíquota zero para medicamentos e dispositivos médicos comprados pelo governo e por entidades de assistência social sem fins lucrativos, por exemplo.

Leia também:


Relacionadas