TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Festival Pretitudes

Enfrentamento ao Racismo é tema do Painel Funesc nesta terça (16)

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente

Por Renata Nunes Publicado em
Painel sobre Enfrentamento ao Racismo na efetivação da Política de Igualdade Racial da Paraíba
Painel sobre Enfrentamento ao Racismo na efetivação da Política de Igualdade Racial da Paraíba (Imagem/Divulgação/FUNESC)

O “Enfrentamento ao Racismo na efetivação da Política de Igualdade Racial da Paraíba” - esse será o tema de um painel que a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 19h, em alusão ao Mês da Consciência Negra.

A ação acontecerá  de maneira híbrida, na Sala de Concertos Maestro Jose Siqueira, instalada no Espaço Cultural, em Tambauzinho, e contará com transmissão ao vivo pela TV Funesc no Youtube e pela TV Assembleia.

Esta edição integra a programação do ‘Festival Pretitudes’ e será mediada pela educadora e pesquisadora Rafaela Carneiro, contando com a participação das debatedoras Leandra Cardoso, cientista social; Ângela Pereira, fisioterapeuta e pesquisadora, e Aline Mota, defensora pública.

As convidadas falarão sobre as políticas e planos implementados pelo Governo do Estado da Paraíba, no que se refere à Igualdade Racial, a exemplo da criação do Centro João Balula.

A debatedora Leandra Cardoso é feminista negra bissexual, cientista social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É, também, poeta, antirracista, militante dos direitos humanos e do empoderamento feminino, integrando a Candaces - Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas.

Atualmente é presidenta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Gerente Executiva de Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba (SEMDH).

Ângela Pereira é doutoranda em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/FIOCRUZ-PE) e mestre em Serviço Social pela UFPB. Atuou como fisioterapeuta no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), na Educação Permanente e gestão da atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e na coordenação de Saúde da População Negra no Estado da Paraíba.

Atualmente é assessora técnica de Promoção à Igualdade Racial do Município de João Pessoa e estuda temas da Saúde da População Negra, das Populações do Campo, do trabalhador, da pessoa com deficiência e Atenção Básica.

Aline Mota é defensora pública do Estado da Paraíba, coordenadora do Grupo de Trabalho pela igualdade racial e membro da Comissão Ética da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).

A mediadora Rafaela Carneiro Cláudio é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), integrante do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Memórias e Saberes do GPEP Saberes e trabalha como gerente operacional em Políticas de Ações Afirmativas, na Gerência Executiva de Equidade Racial (SEMDH), do Governo da Paraíba.

Ainda é suplente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e titular do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB).

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Os encontros acontecem sempre às terças-feiras e, agora, de maneira híbrida, com encontros entre os debatedores no Espaço Cultural da Paraíba e transmissão ao vivo pelo YouTube.


Relacionadas