TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pelas redes sociais

Bolsonaro destaca ações de reforma agrária na Paraíba

Presidente busca aproximação com questões ligadas ao Nordeste

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Famílias assentadas receberam títulos de domínio em evento em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba
Famílias assentadas receberam títulos de domínio em evento em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba (Foto: Kalyandra Vaz - Incra/PB)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evidenciou ações a favor da reforma agrária autorizadas pelo governo federal na Paraíba. De acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), quase 3,1 mil documentos definitivos de títulos de propriedade foram entregues a assentados no estado na última segunda-feira (12).

Segundo o governo, o objetivo é alcançar 12 mil títulos de domínio (em terras devolutas) e de regularização de domínio (reconhecimento em áreas do Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e do Nordeste, o Proterra), totalizando por volta de 136 mil hectares. Para isso, o Incra investirá cerca de R$ 6,2 milhões, com contrapartida de aproximadamente R$ 722 mil da Empaer.

O agricultor Elizeu Antônio dos Santos, 52 anos, presidente da associação de moradores do assentamento 1º de Março, em Pitimbu, foi um dos assentados que recebeu o título definitivo na solenidade em Cruz do Espírito Santo. “As famílias do assentamento estão muito animadas porque agora não vamos mais depender de ninguém; vamos andar com nossos próprios pés. A gente já estava perdendo as esperanças de receber os títulos de propriedade das nossas parcelas”, disse o assentado, que produz, com a esposa, três filhos e um irmão, inhame, macaxeira, milho, feijão verde, limão, sapota e tem 110 pés de manga. A produção é vendida ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e em feiras agroecológicas. “Agora queremos cercar a parcela e investir na criação de galinhas poedeiras”.

Titula Brasil

Para ampliar o alcance dos serviços da autarquia e agilizar os processos de titulação definitiva de áreas da reforma agrária e de regularização fundiária, o Incra na Paraíba já formalizou acordos de cooperação técnica com 39 prefeituras por meio do Programa Titula Brasil. Dezenas de outros municípios paraibanos já solicitaram a adesão ao Programa, lançado em fevereiro deste ano. Em todo o Brasil, cerca de mil municípios já aderiram ao Titula Brasil.

Veja mais:


Relacionadas