TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dados epidemiológicos

Paraíba registra mais de 6 mil casos de dengue; 74% do estado está sob alerta ou risco

De acordo com a SES, há o registro de 83 casos de arboviroses com sinais de alarme e gravidade. A maioria dos pacientes é de João Pessoa

Por Redação Publicado em
Aedes aegypti
Aedes aegypti é o transmissor das doenças (Foto: Divulgação/Fiocruz)

A Paraíba registrou 6.259 casos prováveis de dengue no primeiro trimestre, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). No mesmo período, também foram contabilizados 741 casos prováveis de chikungunya e 86 casos prováveis de zika. Os números representam média de 77,86 casos prováveis de arboviroses por dia.

De acordo com a SES, há o registro de 83 casos de arboviroses com sinais de alarme e gravidade. A maioria dos pacientes (62) é residente em João Pessoa, mas também foram notificadas situações em Aguiar (1), Alhandra (1); Araçagi (1); Bayeux (1); Boa Ventura (1); Cabaceiras (1), Camalaú (1), Campina Grande (3), Conde (2), Diamante (1) Guarabira (3), Pombal (1); Santa Rita (1) e Sousa (3).

Levantamento feito nos 223 municípios da Paraíba mostra que 166 (74,4% do estado) está em situação de alerta ou risco para ocorrência de arboviroses. Nos outros 57 (25,6%) a situação é classificada como satisfatória.

Mortes

Ainda conforme o balanço epidemiológico, cinco pessoas morreram vítimas de arboviroses na Paraíba em 2024, sendo três por dengue e duas por chikungunya.

Vítimas da dengue

1) Camalaú – 24 anos, sexo feminino, com exame IGM + Dengue.

2) Conde - 42 anos, sexo feminino; com exame IGM + Dengue.

3) Campina Grande – 60 anos, sexo masculino, com exame IGM + Dengue

Vítimas da chikungunya

1) Sapé - sexo masculino, 57 anos de idade, com exame IGM + para Chikungunya.

2) João Pessoa – sexo feminino, 01 ano e 04 meses de idade, com exame IGM + para Chikungunya.

Investigação

A SES investiga outras quatro mortes, nos municípios de Cabedelo, Campina Grande, Caldas Brandão e Araçagi.


Relacionadas