TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Operação da PF investiga venda ilegal de Turmalina Paraíba

Ordens judiciais foram cumpridas em Campina Grande e Santa Luzia, na Paraíba, e Equador e Parelhas, no Rio Grande do Norte

Por Redação Publicado em
Turmalina pb pf
Turmalina Paraíba era comercializada de forma ilegal no estado

O comércio clandestino do minério Turmalina Paraíba foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (21). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Campina Grande e Santa Luzia, na Paraíba, e Equador e Parelhas, no Rio Grande do Norte.

De acordo com as investigações que desencadearam a operação Deep Blue, a comercialização ilícita da Turmalina Paraíba acontecia inclusive através da internet, por pessoas e empresas sem as devidas autorizações para extração.

Os dados levantados indicam que os exemplares do minério eram provenientes de minas ilegais ou não eram declarados à Agência Nacional de Mineração e à Receita Federal.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados por diversos crimes, entre eles usurpação de recursos da União, extração de minério sem licenciamento ambiental e sonegação fiscal, além de associação à lavagem do produto desses crimes.

Deep Blue

O nome da operação, "Deep Blue", que em português pode ser traduzido como “azul profundo”, faz referência à coloração azulada das gemas "turmalina paraíba" e ao fato de serem extraídas em minas com dezenas de metros de profundidade.


Relacionadas