TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Culinária

Dia do Cuscuz: conheça benefícios do produto para a saúde

Cuscuz tem alta concentração de fibras, vitamina A e minerais como cálcio, ferro, magnésio e fósforo

Por Redação Publicado em
Couscous 405992 1280
Cuscuz é prato típico do Nordeste brasileiro (Foto: Pixabay)

Há quem diga que nordestino não sabe viver sem cuscuz. O alimento é tão tradicional na região que foi reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). E a forte ligação do Nordeste com o prato ganhou até festa: nesta terça-feira, 19 de março, comemora-se o Dia do Cuscuz.

O nutricionista Rodrigo Dutra analisa que o valor do cuscuz é muito mais que emocional. O produto contém várias propriedades nutricionais e faz muito bem à saúde. Ele destaca a alta concentração de fibras, vitamina A e minerais como cálcio, ferro, magnésio e fósforo.

"O cuscuz traz benefícios para o trânsito intestinal, revitalização tecidual e regulação do nosso corpo corpo", diz.

Além disso, o cuscuz pode ser um grande aliado para os 'marombas de academia'. "O cuscuz pode estar dentro do plano alimentar de quem pratica uma atividade física, podendo auxiliar no alcance de objetivos, principalmente se associado a proteínas saudáveis e fibras", explica Rodrigo Dutra.

O profissional pondera que alguns grupos de pessoas, como diabéticos e gestantes com diabetes gestacional, devem consumir cuscuz com moderação. "Para essas pessoas, recomenda-se que preferencialmente seja adicionado no prato uma outra fonte de fibras para ajuste do índice glicêmico", orienta.


Relacionadas