TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Educação

Capacitação profissional em microeletrônica com vagas na Paraíba oferece bolsas de R$ 5 mil

Programa terá duração de 30 meses e inclui custeio de passagens aéreas para fase internacional

Por Redação Publicado em
Raspberry 1799310 1280
Inscrições prosseguem até 15 de abril (Foto: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para o Programa CI Inovador, residência em Microeletrônica oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A capacitação oferece uma residência nas trilhas de Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos, com bolsa de estudo mensal de R$ 5 mil e custeio das passagens aéreas para a fase internacional.

Na Paraíba, serão disponibilizadas 18 vagas para o polo instalado na Universidade Federal de Campina Grande. As inscrições prosseguem até 15 de abril e a prova de seleção por aptidão será aplicada no dia 24 de abril.

O programa terá duração total de 30 meses, divididos em três fases. A primeira fase, de Capacitação, com 250 participantes, terá duração de seis meses e prevê entrega de certificado para os estudantes aprovados. Após a conclusão dessa primeira etapa, os 100 alunos com melhor desempenho serão selecionados para a segunda fase, a Vivência Internacional. Posteriormente, os 32 que se destacarem seguirão para a terceira fase, In Company.

O CI Inovador tem objetivo de atender à demanda crescente do mercado por profissionais da área de semicondutores e microeletrônica, sendo coordenado pelo Programa Nacional de Software para Exportação (Softex), tendo como instituições executoras as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).

O programa é direcionado a profissionais com experiência, bem como a acadêmicos (pesquisadores, graduandos no último período ou graduados) dos cursos de Engenharia elétrica, Sistema de informação, Ciência da computação, Engenharia de computação, Análise de dados, Engenharia de telemática, Estatística, Engenharia de Automação, Engenharia Física, Bacharelado em Física, Bacharelado em Matemática e Engenharia Mecatrônica, bem como empreendedores, profissionais de design house e profissionais de área afins.

As aulas serão ministradas em oito polos, um dos quais é o campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os outros polos são as universidades de Brasília (UnB), de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Federais do Ceará (UFC), Federal do Paraná (UFPR), além da UFRGS e da UFSM.


Relacionadas