TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Economia

Volume de vendas na Paraíba cresce 4% e tem 5ª maior alta do país

Avanço no indicador do varejo estadual ocorre após a queda de 1,5% registrada no mês anterior

Por Redação Publicado em
Comercio varejista
Variação estadual ficou acima da média brasileira (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba registrou a 5ª maior alta do país (4%) em janeiro, em comparação ao mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A variação estadual, que ficou acima da média brasileira (2,5%), só foi menor que as altas constatadas no Mato Grosso (8,6%), Bahia (6,2%), Acre (4,7%) e Roraima (4,4%).

No mesmo comparativo, a receita nominal de vendas do setor apresentou o 6º maior crescimento (3,4%) entre todas as unidades da federação, ficando bem acima da média do Brasil (0,9%). No mês anterior, a variação do indicador havia sido de -1%.

Na comparação com janeiro de 2023, houve recuo tanto no volume de vendas do comércio varejista estadual (-2,3%), quanto na receita nominal de vendas do setor (-1,7%).

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado paraibano, houve avanço de 4,2% no volume de vendas e de 3,5% na receita nominal, em janeiro, frente aos resultados de dezembro de 2023. Essas foram as segundas maiores variações do Nordeste, atrás apenas das observadas no Maranhão (7,3% e 8,0%, respectivamente) e ficaram acima das médias do Brasil, que foram de 2,4%, para o primeiro indicador, e de 2,3%, para o segundo. O setor inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e as de atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo.

Na comparação de janeiro de 2024 com o mês de janeiro de 2023, o setor paraibano apresentou alta de 1,8% no volume de vendas, enquanto na receita nominal, a taxa foi de 2,4%.


Relacionadas