TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
bate papo

Março lilás: bate papo alerta adolescentes sobre prevenção em João Pessoa

A médica ginecologista Wanuzia Miranda e a psicóloga Suy Mey Mendonça abordam o tema

Por Carlos Rocha Publicado em
Marco lilas
Março lilás: bate papo alerta adolescentes sobre prevenção em João Pessoa

O mês de março é marcado pelo alerta aos cuidados para a saúde da mulher. Com isso, a campanha “Março Lilás” tem como objetivo a prevenção e combate ao câncer de colo do útero, quarta causa de óbitos em mulheres no Brasil.

Devido à alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o estado da Paraíba apresentará cerca de 11.690 casos novos de neoplasias malignas no triênio 2023/2025.

Diante desse cenário, acontece em João Pessoa na próxima sexta-feira, 15 de março, às 16h, um bate-papo sobre o tema com a médica ginecologista Wanuzia Miranda e a psicóloga Suy Mey Mendonça. O evento acontece no auditório do Shopping Liv Mall, localizado na avenida Governador Flavio Ribeiro Coutinho, em Manaíra.

O tema da discussão será o adolescer e a sexualidade em uma concepção preventiva ao câncer do colo do útero. Segundo uma das palestrantes, a proposta é informar as adolescentes de que essa prevenção começa no início da atividade sexual.

"A gente vai falar desse início com uma atitude responsável, com cuidado de si, com cuidados preventivos, não só a questão de uma gravidez indesejável ou de infecções sexualmente transmissíveis, mas sobretudo essa decisão que tem que ser uma decisão realmente muito responsável e muito dentro de uma concepção de cuidado de comportamento saudável", destacou Suy Mey.

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - Capítulo da Paraíba, com apoio do Programa de Crédito para Mulheres Empreendedoras.


Relacionadas