TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Justiça

Audiência de instrução do pastor Péricles é suspensa e será retomada nesta quinta

Nesta etapa do processo devem ser ouvidas 35 testemunhas de acusação, 14 vítimas e oito testemunhas de defesa

Por Redação Publicado em
Péricles Cardoso
Pastor Péricles teria lucrado R$ 2 milhões com golpes financeiros (Foto: Arquivo Pessoal)

A audiência de instrução do pastor Péricles Cardoso de Melo foi interrompida no início da tarde desta quarta (13) e deve ter continuidade nesta quinta-feira (14), a partir das 8h, segundo apuração da TV Tambaú.

A suspensão da audiência ocorreu às 13h, em razão do encerramento do expediente no Fórum de Mangabeira.

Nesta etapa do processo devem ser ouvidas 35 testemunhas de acusação, 14 vítimas e oito testemunhas de defesa. Conforme apurou a TV Tambaú, nesta quarta-feira foram ouvidas 8 testemunhas de acusação e 11 vítimas.

Investigado por crimes contra o patrimônio, apropriação indébita e estelionato, Péricles Cardoso de Melo teria lucrado cerca de R$ 2 milhões ao aplicar golpes financeiros em fiéis. Ele atuava na igreja Assembleia de Deus, em João Pessoa.

De acordo com a Polícia Civil, o religioso utilizava o poder de convencimento, da fé religiosa e respeito dos fiéis para solicitar ajuda financeira para a compra e reforma de uma casa para a igreja. A prática ocorreu por pelo menos dois anos. Ele pedia dinheiro emprestado e utilizava cartões de crédito dos fiéis, mas com esses valores fazia pagamentos de dívidas pessoais.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) afirma que os frequentadores da igreja não sabiam entre si desses pedidos de ajuda, pois tudo era feito em sigilo. Em depoimento, as vítimas mencionaram que o pastor também se passava por um homem “muito bondoso".

O pastor Péricles está preso desde 1º de novembro do ano passado. A esposa dele, Vânia Francisca de Macedo, suspeita de participar do esquema criminoso, não se apresentou à justiça e é considerada foragida.


Relacionadas