TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saúde

'Vacina contra dengue é segura e devemos combater fake news', diz Saúde de João Pessoa

Chefe de Imunização esclarece que eventos adversos graves relacionados ao imunizante Q-Denga são raros

Por Redação Publicado em
124a0031 5
Vacina contra dengue é ofertada pelo SUS (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, rebateu fake news de que vacinas contra a dengue são perigosas. Em entrevista à TV Tambaú, ele esclareceu que eventos adversos graves relacionados ao imunizante Q-Denga são raros. Além disso, equipes de saúde são orientados a observar as crianças por 15 minutos após a aplicação.

"Estamos falando de um caso de reação grave para cada 100 mil. As reações mais comuns são dor no local da aplicação e febre, que é sinal de que o sistema imunológico está respondendo. Então, podemos afirmar sim que a vacina contra dengue é segura. Precisamos combater as fake news. Levem suas crianças aos postos de vacinação", pediu Virgolino.

Segundo o Ministério da Saúde, entre as 365 mil doses de Q-Denga aplicadas nas redes pública e privada, apenas 70 reações alérgicas foram verificadas. Os poucos casos graves de reação à vacina ocorreram instantes após à administração do imunizante. Por isso, desde o início da campanha, existe o protocolo de espera pós-administração da dose.

"Sabemos que as crianças costumam ficar nervosas quando vão tomar vacina, então esse tempinho também ajuda a tranquilizá-las", completa Fernando Virgolino.

Atualmente, a vacina contra a dengue é ofertada no SUS para crianças com idade entre 10 e 14 anos.


Relacionadas