TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ibge

Paraíba apresenta maior crescimento no setor de serviços entre estados nordestinos

Nesse cenário favorável, as franquias despontam como uma opção atrativa para investidores

Por Carlos Rocha Publicado em
Orla de Cabo Branco, em João Pessoa
Paraíba apresenta maior crescimento no setor de serviços entre estados nordestinos (Foto: PMJP)

O Estado da Paraíba está emergindo como um grande polo de oportunidades econômicas, evidenciado por um saldo de mais de 20 mil novos empregos gerados e um crescimento sólido do Produto Interno Bruto (PIB) de 10,2%. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para um cenário atrativo para investidores interessados em explorar o potencial econômico do estado.

O IBGE divulgou que o setor de serviços no estado apresentou o maior crescimento entre os nordestinos. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostram que a Paraíba registrou uma alta de 8,5% sobre o ano de 2022, média bem superior à do país, que é de 2,3%. Esse é o terceiro ano consecutivo de forte expansão no setor na Paraíba.

Com quase 46 mil novas empresas registradas em 2023 e um total de aproximadamente 267 mil ativas, a Paraíba se firma como um ambiente propício para o empreendedorismo e o crescimento empresarial. Seu desempenho acima da média nacional ressalta a viabilidade de investimentos em diversos setores, consolidando sua posição como a sexta maior economia do Nordeste.

Franquias como oportunidade de investimento

Nesse cenário favorável, as franquias despontam como uma opção atrativa para investidores. Com um mercado consumidor em expansão e uma cultura empreendedora vigorosa, as franquias oferecem uma estrutura consolidada e suporte contínuo, reduzindo os riscos inerentes ao empreendedorismo. A presença de redes franqueadoras em setores variados, como varejo e serviços, amplia as opções de investimento e possibilita a entrada em segmentos promissores da economia paraibana.

Diversas franquias estão se destacando no mercado paraibano, oferecendo oportunidades atrativas de investimento. Algumas delas são:

  • Love Gifts: Uma rede de franquias líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões.
  • Acuidar: Maior rede de cuidadores especializados no país, oferecendo serviços para os mais variados casos no domicílio do cliente.
  • Tem Jeito: Franquia pioneira de costura e customização de roupas, oferecendo serviços rápidos e de qualidade.
  • Sonhagro: Especializada em soluções completas de crédito rural, facilitando os processos burocráticos para os produtores.

Segundo Fernando Loureiro, consultor em franchising, investir em franquias é uma opção assertiva para o empreendedor, pois oferece um modelo de negócio comprovado e acesso a um suporte contínuo do franqueador.

Indústria

Além do setor de franquias, a indústria também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da Paraíba. Aumento da produção industrial no Nordeste mostra claramente que a região está progredindo e contribuindo positivamente para a economia nacional.

Um exemplo desse crescimento é a ESSANTO, fábrica de móveis sob medida referência no Nordeste, que cresce a uma taxa anual de 35%. Com uma qualidade superior em todas as peças, a empresa representa o potencial da indústria paraibana.

Diante desse cenário promissor, a Paraíba continua a se firmar como um importante protagonista no desenvolvimento econômico do Nordeste brasileiro, tanto no setor de franquias quanto na indústria, evidenciando seu potencial de investimento e crescimento.


Relacionadas