TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Investigação

Quem é o paraibano ex-assessor de Bolsonaro alvo de operação da PF?

PF deflagrou operação Tempus Veritatis, que investiga uma organização criminosa suspeita de atuar na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Tercio e bolsonado
Tércio e Bolsonaro (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

A operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (8) tem como um dos alvos o paraibano Tércio Arnaud. A ação, denominada como Tempus Veritatis, investiga uma organização criminosa suspeita de atuar na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Segundo a corporação, o objetivo era de obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente Jair Bolsonaro no poder.

Tércio Arnaud é de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Carlos Bolsonaro foi ao encontro dele após o sucesso da página “Bolsonaro Opressor” ganhar visibilidade no Facebook em meados de 2014. Por meio de montagens, ele atacava adversários de Bolsonaro, quando ele ainda era deputado federal. Tércio atuou como assessor especial de Jair Bolsonaro. Além disso, foi administrador das redes sociais do ex-presidente na eleição de 2018. Foi também auxiliar de gabinete de Carlos Bolsonaro, no Rio de Janeiro.

Estão sendo cumpridos, ao todo, 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, além de 48 medidas cautelares que incluem a proibição de manter contato com outros investigados; a proibição de se ausentar do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas; e a suspensão do exercício de funções públicas.

Em setembro de 2020, uma investigação apontou que Tércio Arnaud administrava perfis que divulgavam fake news. Há sinalização de ele integra o gabinete do ódio. Além disso, após a vitória de Bolsonaro na eleição de 2018, Tércio foi eleito assessor especial da Presidência com um salário de R$ 13,6 mil


Relacionadas