TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
São Domingos do Cariri

Suspeito de feminicídio na PB é preso em PE após quase um ano foragido

O crime ocorreu em maio do ano passado, na zona rural de São Domingos do Cariri

Por Carlos Rocha Publicado em
Suspeitos foram encaminhados à Central de Polícia, em Campina Grande
Suspeito de feminicídio na PB é preso em PE após quase um ano foragido (Foto: Divulgação)

O homem acusado de matar a ex-companheira na frente da mãe, no interior da Paraíba, foi capturado após permanecer quase um ano escondido no município de Santa Maria do Cambucá, em Pernambuco. O crime ocorreu em maio do ano passado, na zona rural de São Domingos do Cariri.

José Vasconcelos da Silva Lima, de 28 anos, suspeito de matar a própria companheira, foi detido nesta segunda-feira (5) mediante cumprimento de um mandado de prisão pelas polícias civil e militar do município de Queimadas. Ele estava em um sítio em Santa Maria do Cambucá, onde se escondia desde o crime.

Ao ser preso, o homem não ofereceu resistência e foi levado para a delegacia de Queimadas. Após prestar depoimento, foi encaminhado para a carceragem da Central de Polícia em Campina Grande.

O crime ocorreu em 3 de maio de 2023, por volta das 11 horas da manhã, no sítio Malhada do Meio, em São Domingos do Cariri.

Segundo as investigações, a motivação do crime foi ciúmes. A vítima, de 28 anos, conhecida como "Preta", não suportava mais as agressões físicas e psicológicas do companheiro. Uma semana antes do assassinato, ela havia se separado e retornado à casa da mãe, onde o suspeito a procurou armado com uma espingarda e a executou com um tiro na cabeça. Mesmo após a vítima se levantar e pedir para não morrer, ele retornou e efetuou o disparo fatal.

Denuncie

A violência contra as mulheres, em suas diversas formas, é uma realidade que deve ser enfrentada e combatida por toda sociedade. Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Confira, abaixo, os canais de denúncia para casos de violência na Paraíba.

  • Polícia Militar

Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.

  • Delegacia da Mulher

As denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas pela Paraíba, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia. Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

  • Disque denúncia

Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica).

  • Denúncia pelo WhatsApp

Denúncias de violência contra mulheres também podem ser feitas pelo WhatsApp. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 pelo aplicativo ou pelo link https://wa.me/556196100180?text=oi.

Tipos de violência

Violência Física - qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

Violência Psicológica - qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

Violência Sexual - trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

Violência Patrimonial - qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Violência Moral - É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.


Relacionadas