TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
aumento expressivo

Paraíba registra crescimento de 17% nas doações de órgãos em 2023

Os dados são da Central Estadual de Transplantes

Por Carlos Rocha Publicado em
Central de Transplantes da Paraíba registra aumento de 17% no número de doações de múltiplos órgãos em 2023
Central de Transplantes da Paraíba registra aumento de 17% no número de doações de múltiplos órgãos em 2023 (Foto: Secom-PB)

No ano de 2023, a Paraíba alcançou um marco significativo no campo das doações de órgãos, totalizando 40 doações de múltiplos órgãos, conforme dados divulgados pela Central Estadual de Transplantes. Esse número representa um aumento de 17% em comparação com o ano anterior, que registrou 34 doações. Coração, fígado, rins e córneas estão entre os órgãos e tecidos doados, resultando em 252 transplantes ao longo do ano.

Entre os feitos notáveis, destaca-se o recorde de doações de corações, totalizando nove, dos quais sete foram transplantados no estado. Outros dois corações foram direcionados às Centrais de Transplantes de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Esse feito é considerado o maior desde 2001, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de transplantes de fígado também apresentou um crescimento expressivo, superando o ano anterior em 30%, totalizando 26 procedimentos.

Além de impactar positivamente a vida dos paraibanos, a Central de Transplantes contribuiu para transformar a realidade de pacientes em outros estados. No decorrer de 2023, 57 órgãos foram enviados para Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro, devido à incompatibilidade com os receptores locais.

A diretora-geral da Central de Transplantes, Rafaela Dias, atribui esse crescimento a diversos fatores, incluindo investimentos do Governo do Estado, disponibilização de aeronave para transporte de órgãos e equipes médicas, e a introdução do laboratório HLA no estado. Ela destaca ainda a importância das capacitações promovidas e o apoio das famílias, ressaltando que o "sim" delas tem salvado vidas.

Apesar dos avanços, a Paraíba encerrou o ano com 540 pessoas na lista de espera, evidenciando a necessidade contínua de doadores. A conscientização sobre a importância de expressar o desejo de ser doador para a família em vida é fundamental, pois apenas ela pode autorizar a doação de órgãos e tecidos.

Leia também:


Relacionadas