TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
entrevista

Tambaú Debate: 'Folia de Rua' e política cultural em João Pessoa

O entrevistado desta segunda-feira (29) foi o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcos Alves

Por Carlos Rocha Publicado em
Marcos alves tambau debate

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcos Alves, foi o entrevistado do programa Tambaú Debate, da TV Tambaú, nesta segunda-feira (29). Durante a entrevista conduzida por Josival Pereira, Alves abordou diversos aspectos da política cultural da cidade, destacando conquistas e avanços nos últimos anos.

Josival Pereira cumprimentou Marcos Alves e ressaltou sua trajetória como professor e jornalista, enfatizando a importância do diálogo e compreensão dos fatos na prática do jornalismo.

Política Cultural em Destaque:

O foco da entrevista foi a política cultural de João Pessoa, e Alves destacou a multiplicidade e diversidade como pilares dessa abordagem. Ele ressaltou o trabalho da Funjope em desenvolver uma política forte desde 2021, centrada na ideia da multiplicidade das culturas.

Alves mencionou a criação da Companhia Municipal de Dança durante a pandemia, com ação do prefeito Cícero Lucena, evidenciando o impacto positivo da cultura mesmo em tempos desafiadores.

Diálogo com a Comunidade Artística:

Marcos Alves sublinhou a importância do diálogo com a comunidade de artistas e produtores. Destacou a ativação do Conselho Municipal de Cultura desde 2021 e a participação ativa da comunidade na construção de editais e políticas culturais.

Economia Criativa em Destaque:

O diretor executivo ressaltou que os investimentos em cultura, como os provenientes da Lei Paulo Gustavo, ativam a economia criativa. Citou o Festival Forró Verão como exemplo, reunindo grande público e beneficiando setores como transporte, alimentação e comércio ambulante.

Inclusão Social pela Arte:

Uma das iniciativas destacadas foi o projeto de inclusão social pela arte de crianças e pessoas autistas no Centro Cultural Mangabeira. Alves compartilhou casos de crianças autistas que, por meio da arte e cultura, superaram barreiras e se integraram à sociedade.

Editais e Resultados:

Alves explicou a dinâmica de construção de editais em parceria com a comunidade artística. Os resultados dos investimentos foram evidenciados com números concretos, como o pagamento de mais de R$ 6 milhões da Lei Paulo Gustavo em dezembro de 2023.

Impacto na Economia Local:

O diretor enfatizou que os investimentos da Funjope geram impacto direto na economia local, mencionando eventos como o Festival Forró Verão, que movimentam diversos setores comerciais e geram emprego e renda.

Próximos Projetos e Novidades:

Marcos Alves mencionou projetos futuros, como a reativação do Salão Municipal de Artes Plásticas e a continuidade de eventos tradicionais, como a Paixão de Cristo. Além disso, ele ressaltou a importância da presença política, como a colaboração do senador Veneziano no apoio financeiro ao Folia de Rua.

Josival Pereira encerrou a entrevista destacando a diversidade e amplitude do carnaval de João Pessoa, ressaltando a consolidação do projeto de carnaval na cidade. O diretor executivo Marcos Alves expressou a importância do diálogo e colaboração para o sucesso das ações culturais.


Relacionadas