TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
litoral sul da paraíba

Conde poderá perder 12% de sua área com elevação do nível do mar, diz estudo

Estudo da UFPB traça relação entre aumento do nível do mar e intensificação da erosão na zona costeira do município paraibano

Por Carlos Rocha Publicado em
Conde poderá perder 12% de sua área com elevação do nível do mar, diz estudo
Conde poderá perder 12% de sua área com elevação do nível do mar, diz estudo (Foto: Vinícius Vieira)

A zona costeira do município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, enfrenta uma séria ameaça de erosão marinha, conforme apontado por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nos últimos 37 anos, a linha costeira recuou aproximadamente 9 metros (27 cm/ano), com uma aceleração significativa entre 2015 e 2022.

O estudo, publicado no periódico internacional Science of The Total Environment, destaca que praias emblemáticas do estado, como Jacumã, Coqueirinho, Tambaba, Carapibus, Amor e Arapuca, estão entre as mais afetadas. As projeções indicam uma tendência de intensificação da erosão nessas áreas para as próximas duas décadas.

Mapaconde
Pesquisa da UFPB aponta que município do Conde poderá perder 12% de sua área com elevação do nível do mar

Os pesquisadores também exploraram diferentes cenários de subida do nível do mar, variando entre 1, 2, 5 e 10 metros, relacionados ao derretimento do gelo polar devido às mudanças climáticas globais.

De acordo com os cientistas, a elevação das águas marinhas nos cenários mais baixos (1 e 2 metros) pode ter efeitos moderados no curto prazo, afetando ecossistemas costeiros e introduzindo água salgada em lençóis freáticos. No entanto, nos cenários mais extremos de 5 ou 10 metros, uma inundação significativa é prevista, afetando cerca de 12% da área do município.

Os especialistas atribuem o aumento da erosão não apenas à elevação do nível do mar, mas também à intensificação da ocupação costeira devido à urbanização, industrialização e turismo. O professor Celso Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, destaca a interação entre processos naturais e antrópicos na dinâmica costeira, enfatizando a importância de estratégias de gestão costeira proativas para minimizar os impactos.

Costado Conde Foto Vincius Vieira
(Foto: Vinícius Vieira)

O estudo serve como um alerta ao poder público para desenvolver ações que protejam tanto os sistemas naturais quanto as comunidades locais. Os resultados, segundo os pesquisadores, fornecem insights cruciais não apenas para o Conde, mas também para outras regiões costeiras globalmente, ressaltando a necessidade de uma ação climática urgente e coordenada para mitigar os impactos adversos da elevação do nível do mar. O artigo completo estará disponível gratuitamente até 8 de março.


Relacionadas