TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Tambaú Debate

Presidente da CDL Cajazeiras fala sobre desenvolvimento sertanejo na Paraíba

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, Alexandre Costa, foi o convidado do Tambaú Debate

Por Carlos Rocha Publicado em
Tambau debate cdl cajazeiras
(Foto: Reprodução/ YouTube)

Na edição desta quinta-feira (25) do programa Tambaú Debate, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, Alexandre Costa, foi o convidado especial. Em uma conversa que abordou temas cruciais para o desenvolvimento no interior da Paraíba, Costa destacou a importância de ampliar a representatividade do Sertão nos debates e investimentos.

Durante a entrevista, Costa ressaltou que a interiorização do programa Tambaú Debate é uma necessidade para proporcionar espaço a mais entrevistados do interior. No entanto, ele enfatizou que sua participação não se limitava apenas à representatividade, mas também à relevância do conteúdo discutido.

O presidente da CDL expressou sua gratidão pelo convite, salientando a importância de ter um sertanejo preocupado e atualizado com as distorções econômicas que afetam o desenvolvimento da Paraíba e do Brasil como um todo.

Costa destacou o avanço do Sertão, especialmente nos investimentos em transmissão energética, com parques eólicos e fotovoltaicos impulsionando o desenvolvimento na região. Ele apontou a mudança histórica na concentração de investimentos no litoral para agora beneficiar o interior.

Ao discutir números do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba, Costa revelou que 56% dele está concentrado em apenas cinco cidades. Ele argumentou que essa concentração prejudica o desenvolvimento regional e socioeconômico, propondo uma mudança no eixo de desenvolvimento.

O presidente da CDL ressaltou que o Sertão está despertando e questionando a centralização de investimentos nas grandes cidades, apontando a necessidade de uma distribuição mais equitativa.

Em uma análise mais profunda, Costa mencionou a proposta de interiorização dos investimentos, destacando a importância de obras estruturantes para impulsionar o desenvolvimento regional. Ele citou exemplos de parques eólicos e fotovoltaicos no Vale do Sabugi, demonstrando que investimentos privados podem ser catalisadores do progresso.

A discussão se estendeu para a necessidade de mudanças na matriz energética e a importância de projetos estratégicos para alavancar o desenvolvimento. Costa mencionou o ramal da Transnordestina como uma oportunidade para conectar o Sertão ao Porto de Águas Profundas, em Mataraca, gerando novas possibilidades para a região.

Além disso, o presidente da CDL falou sobre o potencial de exploração de um polo ferrífero entre Cajazeiras e São José de Piranhas, citando estudos realizados por um grupo de chineses. Ele ressaltou a importância de envolver instituições como a Fundação Parque Tecnológico Celso Furtado e propôs a instalação de escritórios da Cevasp e do Instituto Semear na região.

Ao abordar a questão das águas do São Francisco, Costa mencionou a necessidade de um debate sobre a utilização desses recursos, propondo a criação de um escritório da Cevasp para lidar com as questões relacionadas à água na região.

Costa concluiu a entrevista enfatizando a importância da participação política e da união de forças para impulsionar o desenvolvimento do Sertão. Ele anunciou a criação da Fundação Parque Tecnológico Celso Furtado em Cajazeiras e destacou a busca por parcerias e investimentos para concretizar as propostas apresentadas.


Relacionadas