TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Imposto

IPVA: veja calendário de pagamento de 2024 na Paraíba

Pagamento do IPVA é realizado de acordo com a ordem crescente do número da placa final do veículo

Por Juliana Alves Publicado em
Desconto é válido para pagamento do IPVA em cota única
Desconto é válido para pagamento do IPVA em cota única (Foto: Reprodução/Secom-SP)

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2024 foi definido e divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). Veja as datas de pagamento no final da matéria.

O pagamento do IPVA é realizado de acordo com a ordem crescente do número da placa final do veículo. Ou seja, placas com final 1 são pagas em janeiro; final 2 em fevereiro e assim segue até o mês de outubro, que é o mês da placa final zero.

Desconto

Neste ano, permanece o desconto de 10% no boleto do IPVA na cota única à vista no pagamento antecipado e a opção de parcelamento em até três vezes do tributo.

Vale lembrar que a data limite do vencimento para pagamento antecipado com desconto de 10% é o último dia útil de cada mês, no período de janeiro a outubro.

Isenção em 2024

Os veículos fabricados até o ano de 2008 estarão isentos do IPVA a partir do exercício de 2024. Conforme legislação, os veículos com mais de 15 anos de uso são isentos de pagar o IPVA na Paraíba. O contribuinte precisa pagar apenas as taxas do Detran-PB.

Outro segmento que permanece isento são os proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas, que terão mais uma vez isenção no pagamento do IPVA, o que vai representar um benefício para mais de 320 mil proprietários de motocicletas. O Governo da Paraíba publicou em dezembro a Lei 12.489/2022, no Diário Oficial do Estado, que garante a desoneração do IPVA para este segmento de motos. Os proprietários não vão precisar requerer a isenção, pois será aplicada automaticamente a partir do exercício do IPVA 2024.

Veja o calendário de pagamento do IPVA 2024:

FINAL DA PLACA

1ª PARCELA OU COTA ÚNICA COM DESCONTO

131 de janeiro
229 de fevereiro
328 de março
430 de abril
531 de maio
628 de junho
731 de julho
830 de agosto
930 de setembro
031 de outubro

Leia também:


Relacionadas