TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tambaú debate

Paraibano que coordena Secretaria Nacional de Periferias pontua desafios e conquistas

Flávio Tavares, destacou os principais avanços e desafios enfrentados pela secretaria no último ano

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraibano que coordena Secretaria Nacional de Periferias pontua desafios e conquistas
Paraibano que coordena Secretaria Nacional de Periferias pontua desafios e conquistas (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

Em uma entrevista exclusiva para o nosso portal de notícias, o Coordenador Geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias, Flávio Tavares, destacou os principais avanços e desafios enfrentados pela secretaria no último ano.

Um Ano de Atuação

Flávio Tavares, paraibano e jovem coordenador, celebra o primeiro ano de atuação da Secretaria Nacional de Periferias, destacando a importância do órgão na formulação de políticas públicas urbanas. A secretaria, vinculada ao Ministério das Cidades, foi criada com o objetivo de focalizar e priorizar as necessidades das regiões periféricas, historicamente excluídas das políticas governamentais.

Articulação Nacional e Prestação de Contas

Em uma análise reflexiva sobre os planos da secretaria, Flávio Tavares ressaltou a necessidade de uma articulação nacional para enfrentar os desafios presentes nas periferias. Além disso, mencionou a entrevista como uma prestação de contas à sociedade sobre os acontecimentos do último ano.

A Reconstrução da Identidade das Periferias

Flávio abordou a estigmatização histórica das periferias, ressaltando que esses territórios são, na verdade, espaços de resistência. A secretaria busca reconstruir a identidade das periferias, destacando não apenas as carências, mas também as potências dessas comunidades.

Prêmio Periferia Viva: Reconhecimento e Estímulo

O coordenador revelou a iniciativa do Prêmio Periferia Viva, que busca reconhecer e estimular projetos e ações positivas nas periferias. Destacou, inclusive, a premiação de uma iniciativa da Paraíba, a Comunidade do Porto Capim, como exemplo de resistência e auto-organização.

Periferia Viva: Um Novo Programa de Governo

Flávio Tavares apresentou o programa "Periferia Viva", destacando sua abordagem inovadora na urbanização de favelas. O programa envolve uma articulação interministerial para integrar não apenas infraestrutura, mas também políticas sociais e culturais nas periferias.

Enfrentando Desafios: Violência e Tráfico

O coordenador reconheceu a complexidade dos desafios nas periferias, especialmente em relação à violência e ao tráfico de drogas. Flávio Tavares explicou que o "Periferia Viva" busca oferecer não apenas infraestrutura, mas também cidadania, promovendo o diálogo e a articulação entre diversos setores do governo.

Investimentos Bilionários para Transformação

Flávio anunciou investimentos significativos, totalizando R$ 5,2 bilhões para a urbanização de favelas, além de recursos específicos para regularização fundiária e obras de contenção de encostas. Destacou a ausência de contrapartida das prefeituras, facilitando o acesso aos recursos.

Leia também:


Relacionadas