TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dezembro vermelho

João Pessoa registrou 400 casos de HIV entre janeiro e outubro de 2023

A informação foi confirmada pela diretora da atenção à saúde da prefeitura municipal de João Pessoa, Aline Grisi

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa tem 393 usuários de PrEP como método contra HIV
João Pessoa tem 393 usuários de PrEP como método contra HIV (Foto: MS)

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha Dezembro Vermelho.A Secretaria Municipal de Saúde da Capital proporcionou testagem gratuita de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na orla. A ação foi crucial diante dos mais de 1700 novos casos de ISTs, incluindo mais de 400 de HIV, registrados de janeiro a outubro deste ano na cidade.

A diretora de Atenção à Saúde, Aline Grisi, explicou que a campanha se estenderá por todo o mês de dezembro, oferecendo testes rápidos, distribuição de preservativos e vacinação contra o HPV. A testagem aconteceu no Largo de Tambaú desde as 17h e seguiu até as 21h. Neste sábado (2), a ação será realizada no mesmo local das 11h às 17h.

"É fundamental ressaltar que o teste rápido é acompanhado pelo Serviço de Atenção Especializada (CTA), proporcionando acolhimento aos pacientes. Além disso, há distribuição de camisinhas masculinas e femininas, bem como vacinas de rotina para adultos", disse a diretora.

A campanha visa levar informação, cuidado e, principalmente, promover a prevenção entre a população. Aline Grisi destacou que a equipe de saúde está disponível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações. As ações não se limitam aos sábados; outras abordagens e locais serão contemplados ao longo do mês, conforme a programação disponível no site da Prefeitura.

Grisi afirmou que participar da campanha é uma maneira efetiva de cuidar da saúde e combater o estigma associado às ISTs. A diretora reforçou a importância do diagnóstico precoce e ressaltou que muitas dessas infecções têm tratamento e podem ser controladas com acompanhamento adequado. A população é incentivada a se envolver na iniciativa, contribuindo para um Dezembro Vermelho de conscientização e prevenção, como o uso do preservativo e também da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) como alternativas.

A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para evitar contaminação com o vírus HIV em caso de exposição. As prioridades do método são pessoas com maior vulnerabilidade à infecção, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans, e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).

A cidade de João Pessoa possui, atualmente, 443 usuários utilizando a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), segundo o painel de monitoramento da PrEP do Ministério da Saúde. Os dados mostram que existem 892 pessoas cadastradas e 599 que receberam os medicamentos ao menos uma vez nos últimos 12 meses. Um total de 156 usuários descontinuaram o tratamento PrEP.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza também a profilaxia pós-exposição (PEP), com medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao vírus. Esse método é pensado para casos em que o preservativo sai, se rompe ou não é utilizado por algum motivo durante o ato sexual. Assim como no caso de acidentes com materiais perfurantes ou cortantes possivelmente contaminados e violência sexual. O início da profilaxia deve ocorrer até 72 horas após a exposição.

Em João Pessoa existem alguns pólos que são referência para a testagem e aconselhamento acerca do HIV/AIDS. Nesses locais são oferecidos serviços como a PrEP, testagem, além de orientações acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Onde procurar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP):

  • CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento SAE - Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS - R. Alberto de Brito, 411 - Jaguaribe (83) 3218-9217
  • Unidades de Saúde da Família, nos bairros (USFs)
  • Ambulatório do Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga - R. Estér Borges Bastos, s/n - Jaguaribe (83) 3612-5050

Leia também:


Relacionadas